És um dos muitos utilizadores de serviços da Internet ou de aplicações de "smartphones", como o WhatsApp ou o Skype? Há boas notícias para ti, porque Bruxelas quer aumentar o seu nível de privacidade e torná-los mais seguros. Para isso, a Comissão Europeia tem em curso um conjunto de iniciativas que visa obrigar os prestadores destes serviços a adotarem novas regras ainda este ano.
As medidas a impor aos serviços como o WhatsApp e o Skype deverão passar por exigências relacionadas com o cumprimento dos requisitos das agências de segurança e com a forma como estas empresas podem fazer dinheiro a partir dos dados dos seus utilizadores, tal como noticia o Financial Times.
Em causa está, tal como explica o jornal, uma alteração às regras europeias sobre telecomunicações e que visa impor medidas de "segurança e confidencialidade" dos serviços que funcionam a partir da internet, como os que são geridos pelo Facebook (WhatsApp) e pela Microsoft (Skype).
Segundo o diário britânico, citado pelo Jornal de Negócios, esta iniciativa é a "indicação mais clara até agora de que a União Europeia está a tentar impor algum controlo sobre as empresas predominantemente norte-americanos que dominam este sector". Até agora, estes serviços actuam numa área que, legalmente, não é clara, uma vez que as regras europeias se destinam exclusivamente aos serviços tradicionais de telecomunicações.
Para poder comentar deves entrar na tua conta