Uma nova empresa de partilha de carros (“car-sharing”) começará brevemente a operar em Portugal, no âmbito de uma iniciativa que pode anular, pelo menos, a circulação de três veículos privados. A alemã Drive Now, que junta o construtor BMW e a empresa de aluguer de carros Sixt desde 2011, vai chegar ao país através de uma parceria com a Brisa, operadora de infraestruturas rodoviárias.
Sebastian Hofelich e Nico Gabriel, responsáveis máximos da Drive Now, justificaram a criação do projeto com alterações sociais e demográficas, nomeadamente a “aceleração de urbanização” e de habitantes em cidades.
Segundo a Lusa, as emissões poluentes e a falta de espaços, como os de estacionamento, são outros dos argumentos para explicar o modelo de “car-sharing”, que pressupõe alterações de comportamentos e “alterações de necessidades primárias”.
“Não substituímos transportes públicos, táxis e bicicletas. Somos um complemento”, garantem os dirigentes da empresa, que, além dos dados de eliminação de viaturas privadas, referem que a partilha de carros também faz diminuir o tempo de condução.
Em Lisboa, a Drive Now chega através de uma parceria com a Brisa, operadora de infraestruturas rodoviárias, e aumenta assim a sua presença fora da Alemanha. A empresa já está presente na Finlândia (com franchise com uma instituição financeira), Dinamarca (com franchise com uma empresa de transporte pública), Itália, Bélgica, Áustria, Reino Unido e Suécia.
Um dos trunfos da Drive Now é o facto de disponibilizar carros “premium”, de gama superior, que as pessoas gostam de conduzir. Em causa estão modelos das marcas BMW e Mini, incluindo descapotáveis e elétricos.
Escusando-se a revelar dados da operação, a empresa informou apenas contar atualmente com 200 funcionários, dos quais 80 na sede, em Munique. Os pormenores da chegada da Drive Now a Portugal serão revelados em breve.
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