
Com a chegada da pandemia da Covid-19, o mundo teve de reajustar-se nas rotinas, nos hábitos sociais, no trabalho e nas escolas, por exemplo. O online passou a ser o novo grande aliado para a realização de inúmeras tarefas à distância, nomeadamente na produção de reuniões e pequenas ou grandes conferências. O regresso à normalidade que conhecíamos parece ainda uma miragem, fazendo com que a realização deste tipo eventos continue a focar-se, sobretudo, no online. E há truques para melhorar estes modelos, de forma a tirar o máximo partido das suas vantagens.
Bob Bejan, vice-presidente corporate de eventos globais, estúdios de produção e comunidade de Marketing na Microsoft, citado pela Randstad, partilhou algumas dicas que podem ajudar a melhorar e potenciar os eventos online.
Eventos mais cinemáticos
O especialista defende uma abordagem mais cinematográfica nos eventos virtuais. Em vez de ao longo de hora existir uma câmara apontada a uma pessoa, devem explorar outras perspetivas e ângulos, através de várias câmaras. É preciso criar maior dinamismo.
Dimensão e segurança
A escala é importante, quer em termos de capacidades técnicas, quer ao nível do conteúdo. Poderá ser benéfico realizar um eventos por sessões em vez de concentrar 10 mil pessoas num só momento. É igualmente fundamental garantir a segurança: o palco é virtual, mas tem de ser seguro.
Apresentadores
É diferente estar num palco em frente a milhares de pessoas, ou estar a falar só para uma câmara. Uma vez que não há público, fisicamente, será importante ajustar as estratégias de produção e técnicas de apresentação. É essencial criar uma ligação com quem está ver “do outro lado” do ecrã.
Criar a dinâmica de uma conversa
O evento deve ser planeado para fomentar o debate e a interação entre o público. As perguntas e respostas são uma boa estratégia para encorajar a participação em tempo real. Na prática, deve ser criada uma conversa dinâmica.
Falar para um público global
Com o online, os eventos deixam de ter barreiras geográficas. Quer isto dizer que é possível produzir uma palestra ou conferência global, recorrendo, por exemplo, a plataformas como o Microsoft Teams, que permite emissões aos vivo e tradução para os oradores, para que os membros do público vejam legendas na sua língua, tal como explica a Randstad.
Adaptar métricas
É importante personalizar as métricas, e perceber o que é que funciona ao vivo e que pode ser potenciado no online, nomeadamente avaliar o tempo de permanência, visualizações das páginas e downloads. O objetivo é simples: perceber o que é que o público quer e o que é que o cativa.
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