Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Eventos em livestream com realidade aumentada: chega a revolução às conferências online

A plataforma oferece várias soluções para substituir um evento presencial por uma solução digital com várias funcionalidades que podem ser personalizadas.

Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash
Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash
Autor: Redação

Palestras, conferências, formações, cursos, aulas e até museus virtuais. A pandemia veio mudar a forma como comunicamos e trabalhamos, e o online passou a ser o braço direito de muitas empresas. Apesar do levantamento gradual das restrições, o distanciamento continuará a ser regra, e há quem já esteja a trabalhar em formatos inovadores para o regresso à nova normalidade. É o caso da plataforma Re-Evento, criada pelas portuguesas WTS Films e Studio Nuts, dedicada à produção de eventos em streaming com funcionalidades de realidade virtual e realidade aumentada.

A plataforma oferece várias soluções para substituir um evento presencial por uma solução digital de grande impacto que garanta a máxima participação entre participantes. Oferece, desde já, duas soluções de streaming, explicadas, em detalhe, no site:

  • Livestream+3D – uma transmissão em direto partir de um cenário virtual. As pessoas são gravadas em chroma e integradas nesse cenário 3D em real-time durante a transmissão. O modelo permite também inserir todo o tipo de elementos holográficos ou de realidade aumentada e poderá ser visto em qualquer monitor com acesso à Internet (computador, smart TV, smartphone ou tablet);
  • Stream 360º - um evento em Realidade Virtual que pode ser emitido em streaming. Os espectadores, com óculos VR, vão poder assistir a todo o evento em casa, mas como se estivessem no meio da ação. Os cenários desenhados em 3D permitem também a incorporação de pessoas reais gravadas previamente em estúdio e posicionadas nesses cenários virtuais como se lá estivessem de facto.

Seja qual for a solução escolhida para o evento, será possível criar vários cenários virtuais; integrar ecrãs com outros conteúdos (ex: led wall, ecrã gigante...) dentro do cenário virtual; incorporar alusões a patrocinadores de diversas formas; tradução legendada ou com voz sobreposta; emitir em sinal aberto ou em Pay per View; gravar oradores em Portugal ou no estrangeiro e ter acesso aos dados analíticos do evento.  A interação entre participantes também está garantida, através de um “check in cara a cara com as promotoras”, balcão de informações, stands de patrocinadores, zonas louge, salas de chat, lançamento de sondagens ou ainda partilha de documentos.

Segundo a informação veiculada no site da plataforma, a Re-Evento está preparada para atuar ao nível de empresas, nomeadamente apresentações de marca ou produto, ações de formação ou reuniões internas; no campo da educação, com aulas e cursos online, master classes ou workshops; congressos, summits, palestras; celebrações reliogiosas; festivais de gaming, entre muitos outros.