Comentários: 0
A primeira fase da obra está orçada em cerca de quatro milhões de euros (Foto: Público).
autorizado

“Passeio das Dunas”, assim se chama o novo espaço de lazer à beira-mar – numa área com 17,7 hectares – que vai nascer em Quarteira e Vilamoura. As duas localidades viveram décadas de costas viradas e passam agora a estar ligadas por um passeio marginal. A primeira fase da obra, que está orçada em cerca de quatro milhões de euros e fará cair o “muro” que separava as duas zonas algarvias, foi inaugurada dia 14 pelo primeiro-ministro António Costa.

Segundo o Público, a construção deste passeio marginal vira uma página no livro de reclamações dos turistas. Em causa está o facto de ali se ter instalado, de forma anárquica, o antigo Bairro de Pescadores, considerado um dos “pontos negros” do desordenamento do litoral algarvio.

Os visitantes, sobretudo à noite, não ousavam atravessar o espaço e, mesmo durante o dia, os clientes dos hotéis não eram aconselhados a passear por ali, escreve a publicação.

Caiu uma barreira arquitetónica e psicológica”, disse o presidente da junta de freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, salientando que “Vilamoura e Quarteira [pertencentes administrativamente ao mesmo concelho] são complementares em termos de oferta turística. De acordo com o responsável, esta é uma obra emblemática da requalificação de um espaço que abre “novos horizontes para valorizar a pesca artesanal e o turismo”.

O projeto “Passeio das Dunas” visa criar pontos de sombra e vegetação, construindo uma zona aprazível. Perto da Docapesca deverá nascer um Apoio de Praia, seguindo as regras do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC). Está ainda programada a construção de dois hotéis a norte do passeio marginal, no prolongamento do plano urbanístico de Vilamoura.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta