
O Miradouro da Senhora do Monte, na Graça, é um dos locais mais bonitos e emblemáticos de Lisboa – oferece uma vista panorâmica sobre vários pontos da cidade. No entanto, esta beleza pode estar em risco. Os moradores da zona lançaram uma petição para tentar travar a construção de um prédio, ainda em processo de licenciamento, temendo que o novo bloco de apartamentos possa “roubar” uma das melhores vistas da capital.
Em novembro de 2016, conta o Público, deu entrada na autarquia um Pedido de Informação Prévia (PIP) para dar início à construção de um prédio no topo da Calçada do Monte, na freguesia de São Vicente. De acordo com os vários moradores, que criaram a petição, se o projeto avançar vai tapar a vista para rio Tejo, bem como para o Castelo de São Jorge e para o Convento da Graça. “Será como uma muralha que traz ensombramento da parte superior da Calçada do Monte e do lado esquerdo da Ermida”, lê-se no documento.
De acordo com a proposta a que o jornal teve acesso, o prédio terá três pisos acima da soleira, um piso subterrâneo para estacionamento e a fachada irá medir seis metros de altura. No total, o bloco de apartamentos vai ter nove metros de altura. O projeto faz menção a uma área com um terreno amplo com cerca de 380 metros quadrados (m2) para “salvaguardar o sistema de vistas” do miradouro, algo que não convence os moradores.
Os signatários da petição alertam ainda para o fato de o projeto integrar a Zona Especial de Protcção da Capela de Nossa Senhora do Monte, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1933, e que, acreditam, ficará sem vistas e tapada para quem a observa de outras colinas da cidade ou de outros miradouros como o de São Pedro de Alcântara.
“Se este projeto vir a luz do dia, um património paisagístico e até cultural, que é de todos, será completamente desfeito”, alertam os moradores.
Para poder comentar deves entrar na tua conta