
A maior ponte do mundo vai ligar Hong Kong à cidade de Zhuhau e a Macau, na China, e vai abrir à circulação esta terça-feira, dia 23 de outubro de 2018, depois de nove anos em construção e de um investimento total de quase dois mil milhões de euros. A mega infraestrutura, que vai ter a capacidade para responder a 250 mil passagens diárias, vai ser inaugurada como uma cerimónia em Zhuhai, cidade adjacente a Macau.
A estrutura principal mede 29,6 quilómetros, com uma secção em ponte de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros, numa extensão total de 55 quilómetros, segundo informações recolhidas pela Lusa.
Considerada a maior travessia marítima do mundo, a ponte é um marco do projeto de integração regional da Grande Baía, que visa criar uma metrópole mundial a partir dos territórios de Hong Kong, Macau e nove localidades da província chinesa de Guangdong (Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing).

Inauguração com dois anos de atraso
A construção começou em 2011 e previa-se a abertura para 2016, mas vários problemas, como acidentes de trabalho, uma investigação de corrupção, obstáculos técnicos e derrapagens orçamentais obrigaram a um adiamento da inauguração. A ponte, que não vai ser de livre circulação (sujeita a portagens), custou aos três governos cerca de 1,9 mil milhões de euros, de acordo com o South China Morning Post, citado pela Lusa.
No início deste mês, o jornal local noticiava ainda que um dos principais acessos à ponte em Hong Kong só irá abrir em 2019, o que irá criar congestionamentos no acesso à travessia.
“Vamos enfrentar uma situação em que a ponte está aberta, mas a estrada principal para entrar [na travessia] está fechada. O uso da estrada auxiliar, que é estreita, (…) afetará gravemente o fluxo de tráfego da ponte e a eficiência dos veículos comerciais”, advertiu a mesma fonte, segundo escreve agora a agência de notícias portuguesa.
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