Comentários: 0
Turca OYAK quer “fazer da Cimpor novamente uma grande empresa”
wikimedia_commons

A OYAK (Ordu Yardımlaşma Kurumu), o primeiro e maior fundo de pensões da Turquia, concluiu esta sexta-feira (18 de janeiro de 2019) o processo de compra da Cimpor, com a aquisição de todos os ativos em Portugal e em Cabo Verde, na sequência da aprovação do negócio pela Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia. O objetivo passa por “fazer da Cimpor novamente uma grande empresa”.

A OYAK, que é líder de mercado na Turquia – tem sete fábricas integradas de cimento, três moagens de cimento, 45 centrais de betão pronto no país, com uma capacidade anual de produção de 12 milhões de toneladas –, integrará no seu portfolio as três fábricas e as duas moagens de cimento, as 20 pedreiras e as 46 centrais de betão localizadas em Portugal e em Cabo Verde. 

Para Suat Calbiyik, diretor geral da OYAK Cement Group, “a aquisição da Cimpor tem o claro propósito de fazer da Cimpor novamente uma grande empresa, tendo em conta o conhecimento acumulado pelos seus colaboradores nos últimos 46 anos”. “Queremos posicionar-nos, em conjunto com a Cimpor, para sermos um dos principais ‘players’ mundiais na indústria do cimento”, diz o responsável em comunicado.

A empresa, que emprega atualmente cerca de 30 mil pessoas em 19 países, não revelou o valor da transação, que deverá ter rondado os 700 milhões de euros.

“Líder de mercado na Turquia, a OYAK é uma referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para a utilização de cimento orientadas por critérios de eficiência, criatividade e rentabilidade, bem como pela sua atuação sustentável e responsável em termos ambientais e comunitários”, lê-se no documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta