O projeto que previa a construção de estabelecimentos comerciais em contentores não avançou, depois de ter gerado grande polémica entre os lisboetas.
Comentários: 0
Câmara de Lisboa quer requalificar Praça do Martim Moniz – espaço vai ser dinamizado até nova solução
Flickr/Vitor Oliveira/CC BY-SA 2.0

A Câmara de Lisboa vai arrancar com o novo processo de requalificação da Praça do Martim Moniz – o projeto previsto, e que lançou grande polémica, não vai avançar, sendo agora o momento de iniciar um novo concurso de ideias. Para já, e até que seja definido um novo plano, a autarquia vai implementar um conjunto de medidas para a dinamização do espaço.

A proposta, assinada pelo presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), foi aprovada por unanimidade, em reunião privada do executivo, segundo a Lusa. A autarquia pretende iniciar um “processo de participação pública, que vise a definição de um programa preliminar para o Martim Moniz de acordo com as necessidades de moradores, entidades, coletivos e comunidades locais tendo por base a participação cidadã, para a concretização de um projeto de requalificação do interesse público e caráter inclusivo para a praça”, lê-se na proposta citada pela agência de notícias.

“As conclusões do processo de participação pública, bem como os critérios de referência para o programa de elaboração do projeto concreto, devem ser apresentados à câmara”, de acordo com a proposta, para depois ser lançada uma "fase de participação técnica especializada, aberta e plural, para o desenvolvimento de propostas espaciais, com referência aos critérios definidos”.

Autarquia vai tomar medidas

Assim, e porque o processo se prevê "moroso", vão ser adotadas no entretanto “as medidas necessárias e convenientes para a dinamização da praça, a abertura dos sanitários públicos, o reforço da limpeza e manutenção do espaço, bem como através de um programa cultural a definir pela câmara”.

Em julho, o presidente da câmara anunciou que o projeto que previa a construção de estabelecimentos comerciais em contentores, não iria avançar, depois de ter gerado grande polémica entre os lisboetas, como o idealista/news noticiou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta