Nova unidade hoteleira na Lapa vai criar 140 postos de trabalho diretos na cidade Invicta. Construção deverá terminar dentro de 18 meses.
Comentários: 0
Grupo canadiano investe 56 milhões em novo hotel no Porto em parceria com investidores internacionais
Grupo Mercan

É no bairro histórico da Lapa, no Porto, que está para nascer um novo hotel. Este é um investimento levado a cabo pelo Grupo Mercan em parceira com o Grupo Referência Arrojada (RA Group) que, juntos, vão desembolsar cerca de 56 milhões de euros só neste projeto. Para o vice-presidente do grupo canadiano, Jordi Vilanova, este é “um exemplo da boa aplicação do investimento estrangeiro via Vistos Gold”,  já que conta com 160 investidores internacionais.

Na cerimónia de lançamento da "primeira pedra" deste projeto – que decorreu na tarde da passada quarta-feira ( dia 19 de maio de 2019) - , o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, destacou a “importância deste investimento 'per si', um investimento imobiliário, dinamizador da economia e feito na nossa cidade”. E acrescentou ainda que a “a dinâmica do setor privado é fundamental para que possamos proceder a uma retoma económica que seja positiva para a cidade e para os portuenses, alavancando a economia”, lê-se na notícia publicada pela própria autarquia.

É junto à igreja da Lapa da cidade Invicta que vai ser construído o desginado Renaissance Park Hotel – Porto, que se insere no universo da Marriott International e que vai possuir uma área construída que ascende aos 14.000 metros quadrados (m2). Este novo hotel vai disponibilizar 163 quartos, uma piscina panorâmica exterior no último andar com bar e esplanada, um restaurante com capacidade para 250 pessoas e um centro de congressos com capacidade até 600 utilizadores. No comunicado enviado às redações, o grupo dá nota ainda que esta unidade vai criar ainda 140 postos de trabalho diretos na cidade.

Este é um projeto arquitetónico assinado pela Visioarq Arquitectos, que irá “destacar-se pelas formas simples e elegantes desenvolvidas com engenharia de topo da JFA Engenharia, ajustadas ao contexto urbano e à paisagem da cidade”, lê-se na mesma publicação do grupo canadiano, que refere ainda que os interiores estão a cargo do estúdio Broadway Maylan. Os critérios de sustentabilidade também serão tidos em conta já que o futuro Renaissance Park Hotel - Porto terá certificação Leed Gold, que representa “excelente desempenho energético e ambiental" do projeto, revelam ainda.

Grupo Mercan cede 17.700 m2 à cidade

É num terreno com quase 23.000 m2 que este novo hotel vai ser construído. Os trabalhos no local, que estão a cargo da construtuora Cobelba S.A., já deram início nos “primeiros dias de 2021” e vão desenvolver-se longo dos próximos 18 meses.

A Câmara Municipal do Porto já avançou que o grupo vai ceder cerca de 17.700 m2 à cidade. O vice-presidente do grupo canadiense especifica ainda que da área cedida cerca de “14.600 m2 estão destinados à edificação do Parque Urbano da Lapa que poderá ser usufruído pelos moradores e visitantes do Porto”.  Na restante área vão ser construídas novas infraestrutuas como a “reformulação do acesso à estação de metro da Lapa e a colmatação da rede viária existente com a criação de novos arruamentos”, explica a autarquia na mesma publicação.

Para o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, este é um “contributo inestimável para a resiliência da cidade e para a sua adaptação às alterações climáticas, aumentando a sua área verde, incrementando os seus espaços azuis à superfície, ficando tratadas e recuperadas, o que presta diversos serviços ecossistémicos de elevada importância e contribui, também, para o aumento da biodiversidade no espaço urbano”, cita a mesma publicação da autarquia.

Sobre este e outros investimentos, Jordi Vilanova diz acreditar “no potencial do turismo em Portugal e estamos convictos de que o país tem todas as condições que justificam a aposta neste setor tão afetado pela pandemia. Razões que nos levam não só a manter, como a reforçar o nosso posicionamento em Portugal, mesmo face à atual conjuntura económica e quase em contraciclo. Os projetos hoteleiros que queremos desenvolver em vários pontos do país têm um peso relevante na criação de emprego, tanto nas fases de desenvolvimento e construção, como na futura gestão hoteleira, que será de longo prazo”, conclui.

Foi em 2015 que o Grupo Mercan começou a operar em Portugal, junto do RA Group, e hoje já conta com um total de 12 projetos no país. Para além do Porto, o grupo canadiano tem projetos em Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Amarante e Évora.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade