É a 30 metros de altura (e depois de subir 196 degraus), que é possível contemplar uma vista panorâmica sobre a cidade do Porto.
Comentários: 0
Vista de 360 graus sobre o Porto? É só subir até ao topo do Pavilhão Rosa Mota
Wikimedia commons

É num local cheio de história que nasce mais um miradouro na cidade do Porto. Trata-se do Pavilhão Rosa Mota - que em tempos foi o Palácio de Cristal – e da sua cúpula, cuja estrutura foi adaptada para receber visitantes interessados em contemplar a cidade Invicta e Vila Nova de Gaia a cerca de 30 metros de altura. Para isso, há que percorrer primeiro (só) 196 degraus. Curioso?

A história deste imóvel situado nos Jardins do Palácio de Cristal da cidade remete-nos a 1865, com uma visita pelo interior daquele que já foi, de facto, um palácio de cristal. E, depois, passamos pelos anos 50 do século XX, quando foi erguido o Pavilhão dos Deportos, começa por contar a própria Câmara Municipal do Porto numa notícia publicada na sua página. Só mais tarde é que este local – entretanto batizado de Pavilhão Rosa Mota - foi reabilitado e requalificado. Voltou a abrir portas em outubro de 2019 já como Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, e pronto para receber concertos e outros grandes eventos, como é exemplo a Cimeira Social da União Europeia que ocorreu no início deste mês.

Agora, este pavilhão foi novamente adaptado com várias estruturas – como escadas, corrimãos e varandins – para receber na sua cúpula todos os curiosos por conhecer a vista sobre a cidade do Porto, o rio Douro e Gaia numa perspetiva de 360 graus, desde a Boavista ao Marquês, da Ribeira até à Foz. Mas o caminho a percorrer até lá não é fácil – contam-se quase 200 degraus.

A boa notícia é que não irás caminhar sozinho. As visitas – que podem durar 40 minutos - são organizas pela Porto Secrets Sports e, segundo o município, requerem o acompanhamento de um guia. Podem-se formar grupos entre 1 e 13 pessoas e a idade mínima para participar é de 12 anos. A experiência não é acessível a pessoas em cadeiras de rodas, refere ainda a autarquia.

Também é preciso que as condições meteorológicas ajudem. Numa visita ao espaço, o Observador apurou que as visitas só correm quando o vento não sopra mais do que 35 km/hora e também se não houver concertos no pavilhão, já que é preciso percorrer os camarotes durante o percurso. A visitas em dias de chuva estão ainda por decidir. Para o futuro, a Porto Secrets Sports planeia organizar visitas à cúpula durante o nascer do sol e também nas noites de lua cheia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta