
A iniciativa é, desde logo, inovadora. E criativa também, muito. Falamos da personalização de 36 tampas de esgoto em 12 locais emblemáticos de Lisboa. “A personalização das tampas de esgoto, que têm a autoria do artista plástico Gilberto Gaspar, vai vestir as ruas de Lisboa com arte e levar as pessoas a olhar para onde normalmente não olham: o chão”, refere a empresa Águas do Tejo Atlântico, que em parceria com a Saint-Gobain PAM, lançou o projeto “Há Art no Esgoto”.
“Por baixo dos nossos pés existe um sistema invisível que é um mundo: o esgoto. As tampas de esgoto, ou CVP’s (caixas de visita permanentes), são a porta de entrada para o sistema de saneamento, que garante Água Residual Tratada um serviço essencial para a saúde pública e também para o ambiente, e que traduz todos os hábitos e consumos da população”, adianta a Águas do Tejo Atlântico.
De acordo com a empresa, a iniciativa, que foi lançada no Dia Mundial do Saneamento, que se celebra a 19 de novembro, dá a 36 tampas de esgoto “uma nova ‘roupagem’, transformando-as em autênticas obras de arte”. Um projeto que visa “mostrar a lisboetas e turistas a importância deste capital natural, a água, nas diversas vertentes, como é o caso dos sistemas de saneamento, como serviço essencial para o tratamento de água residual”.
Onde será possível ver as tampas de esgoto?
As 36 tampas de esgoto abrangidas pela iniciativa encontram-se no Parque das Nações, Torre de Belém, Terreiro do Paço, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Ponte 25 de Abril, Sé, Castelo de S. Jorge, Rossio, Restauradores, Marquês de Pombal e Campo Pequeno.

Para poder comentar deves entrar na tua conta