
A reabilitação urbana está ao rubro em Portugal. E há mais uma obra na calha: o antigo matadouro do município de Lamego, distrito de Viseu, vai ser transformado num Centro Cívico dedicado à criatividade e à cultura. Trata-se de uma reabilitação orçada em 824.000 euros que deverá estar concluída até ao final do ano.
Este edifício, construído em 1937, faz parte da história do concelho de Lamego. Mas foi abandonado durante décadas e ficou em ruínas. Nos últimos tempos, serviu apenas para depositar diversos materiais e veículos abandonados que foram sendo recolhidos na via pública, conta a autarquia em comunicado enviado às redações.
Agora, com as obras de reabilitação já em curso, "o antigo matadouro de Lamego vai renascer como um local de criação e ganha novas funções”, afirma Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, citado no documento.

O objetivo de Francisco Lopes é bem concreto: “Vamos resgatar este edifício para que seja um novo espaço de encontro que funcione como uma alavanca para a dinamização estratégica da zona envolvente, nomeadamente o novo Parque Urbano que está a nascer mesmo ali ao lado".
Este novo polo cultural de Lamego terá o Rancho Regional de Fafel como entidade residente, referem ainda na publicação. Isto porque “durante mais de 50 anos, o Rancho Regional de Fafel conseguiu preservar e divulgar a nossa cultura popular, espalhando-a por diversas geografias”, sublinhou o presidente da Câmara de Lamego, rematando que “devido ao notável trabalho realizado, (…) acreditamos que esta coletividade garantirá a dinamização cultural e social do novo espaço”.
A obra de reabilitação está a ser desenvolvida no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER. Dado o interesse arquitetónico e urbanístico do imóvel, a requalificação integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) da cidade de Lamego.
Para poder comentar deves entrar na tua conta