Espaço tem 5.000 m2 e inclui um atelier de arte, espaços de exposição, oficinas e armazenamento de obras.
Comentários: 0
Gutshof Güldenhof
Francesca Ióvene

Alguns dizem que a agricultura é uma arte, especificamente a arte de cultivar a terra. Verdade ou não, não há dúvida de que a relação entre esta forma de ganhar a vida e a cultura sempre esteve presente e, para demonstrá-la, basta ver as pinturas, esculturas ou literatura que a utilizaram como inspiração, criando histórias com ou através dela. Para citar apenas um exemplo dos muitos que existem, podemos recordar a La Agricultura, obra alegórica do pintor Francisco de Goya y Lucientes. Mas não é necessário recuar tanto no tempo. Este antigo complexo agrícola do século XVIII que foi transformado em atelier e centro de arte é um bom exemplo.

Graças ao trabalho de design realizado pelo estúdio de arquitetura Heim Balp Architekten, o ‘Gutshof Güldenhof’, nome dado ao espaço, assistiu a uma mudança de 180 graus. O projeto, baseado numa delicada restauração, ampliação e renovação geral de uma família de edifícios, uma antiga casa de campo alemã, foi encomendado pelo proprietário, o artista Danh Vo.

hortas
Francesca Ióvene
horta Gutshof Güldenhof
Francesca Ióvene

O elemento social foi central para desenvolver a solução de design certa nesta reinvenção do complexo abandonado. O cliente queria ter não apenas um "centro de arte próspero e ativo", mas também queria que fosse um exemplo de vida sustentável e interação social. Como resultado, o projeto incorpora uma seleção de áreas multifuncionais, bem como instalações residenciais, culturais e de trabalho.

Como explicam do atelier, uma “série de intervenções arquitetónicas envolvendo os palheiros e a casa da quinta existentes, em redor de um terreiro, foram desenvolvidos para criar espaços exteriores e interiores para uma variedade de usos”. Dessa forma, o campus, de aproximadamente 5.000 metros quadrados (m2), inclui espaços de arte, como atelier de arte; espaços de exposição e armazenamento de arte; e oficinas de metal, cerâmica e madeira.

centro de arte
Francesca Ióvene
estúdio de arte
Francesca Ióvene

Se mantuvo gran parte de la estructura del edificio existente, manteniendo la sensación y la pátina del complejo, y se crearon áreas adicionales. Eso sí, siempre utilizando materiales que encajaran con las texturas y colores generales, como metal corrugado y madera contrachapada. Un edificio de tres pisos de uso mixto se encuentra en el centro del campus. En el interior hay una mezcla de espacios que sirven a la vida social del lugar, con una cocina sobre la que se articula todo el conjunto

Justo al lado se encuentran West Barn y East Barn, otras dos estructuras separadas dentro de la finca, que sirven como espacios auxiliares, almacenamiento y archivos, tanto para el arte como para la materia prima para los talleres. Además, otra estructura, North Stables proporciona un lugar adaptado para el desarrollo de la agricultura y la jardinería sostenibles. “El proyecto se centra en los principios agrícolas para desarrollar un ecosistema sostenible y autosuficiente (es decir, permacultura)”, afirman.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta