Num mundo onde as alterações climáticas e a sustentabilidade são questões prioritárias, o estádio Eco Park surge como um baluarte da inovação ecológica. Prestes a tornar-se o estádio de futebol mais sustentável e ecológico do planeta, este projeto destaca-se pelo design vanguardista e pela forte aposta nas energias renováveis e na preservação da biodiversidade.
O estádio, projetado pelo famoso escritório de arquitetura Zaha Hadid Architects, será o primeiro estádio de futebol do mundo inteiramente construído em madeira, representando um marco na arquitetura desportiva. O principal objetivo deste projeto único é minimizar a pegada de carbono, ou seja, minimizar as emissões de gases de efeito estufa produzidos pela sua construção.
O Eco Park, em Gloucestershire, Inglaterra, será a nova casa do Forest Green Rovers, clube de futebol conhecido pela sua dedicação e compromisso com práticas sustentáveis dentro e fora do campo. O estádio, contudo, é apenas uma parte de um projeto muito mais ambicioso, cujo plano inclui também o desenvolvimento de um parque empresarial tecnológico e uma zona de comércio e escritórios, transformando-o num ecossistema de sustentabilidade.
Estima-se que o projeto trará 150 milhões de libras por ano para a área, apoiando a criação de até 5.000 novos empregos. No local, haverá 38.000 m2 de escritórios.
Com um orçamento de 100 milhões de libras, o projeto será financiado em grande parte por meio de energia limpa fornecida pela Ecotricity. Estima-se que 80% da energia necessária ao seu funcionamento seja gerada 'in situ', aproveitando a energia solar e eólica. Além disso, contará com um parque paisagístico que fornecerá estacionamento para 1.700 carros com amplas instalações de carregamento para veículos elétricos.
O projeto do estádio foi meticulosamente planeado para minimizar qualquer impacto negativo na biodiversidade local. De facto, estima-se que o próprio edifício crie espaços que aumentam a biodiversidade da zona em até 12%.
O estádio inovador, um dos últimos projetos assinados por Zaha Hadid antes da sua morte, terá 20 metros de altura e será construído com madeira de origem sustentável. Na sua primeira fase, poderá acomodar 5.000 espectadores, número que duplicará na segunda fase. Todos os elementos da estrutura, desde as vigas da cobertura até aos acabamentos, serão de madeira. Além disso, contará com uma membrana transparente que cobrirá o telhado para favorecer o crescimento da relva e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto visual do estádio no seu entorno.
Para poder comentar deves entrar na tua conta