Preço dos materiais baixou 0,7% (-0,9% em janeiro), enquanto o custo da mão de obra avançou 6,0%, revela o INE.
Comentários: 0
custos de construção
INE

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,2% em fevereiro em termos homólogos, e mais 0,1 pontos percentuais que em janeiro, de acordo com uma estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do INE, em fevereiro, face ao mesmo mês de 2023, o preço dos materiais baixou 0,7% (-0,9% em janeiro), enquanto o custo da mão de obra avançou 6,0% (6,3% em janeiro).

O custo da mão de obra representou 2,6 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), mantendo-se me relação a janeiro, enquanto os materiais tiveram uma contribuição de -0,4 pontos percentuais (-0,5 pontos percentuais no mês anterior).

De acordo com o INE, o PVC (-15%) e o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros, os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização e a chapa de aço macio e galvanizada (todos com reduções próximas de 10%), foram “os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço”.

Em sentido inverso, destacaram-se o betão pronto e artigos sanitários com crescimentos homólogos de cerca de 10% e os inertes, as obras de carpintaria e o gasóleo com cerca de 5%.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta