Subida dos preços da construção de casas continua a ser sustentado pelo elevado custo da mão de obra, mostra o INE.
Comentários: 0
Construir casas novas
Foto de Alireza Mortazavi no Pexels

O custo de construir casas novas em Portugal voltou a subir em agosto, tendo mesmo acelerado o seu crescimento. É isso mesmo que revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgados: o custo de construção de habitação nova aumentou 3,9% em agosto de 2024 face ao mesmo mês do ano passado, uma taxa superior à de julho (+3,3%). Uma vez mais, elevado o custo da mão de obra é que está por detrás deste crescimento.

A variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 3,9% em agosto de 2024, mais 0,6 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior, lê-se no boletim estatístico divulgado pelo INE esta terça-feira, dia 8 de outubro.

Por detrás da aceleração dos preços de construção de casas novas em Portugal em termos anuais, está o elevado custo da mão de obra, que é escassa no país:

  • Custo da mão de obra aumentou 9,6% em agosto, mais 1,4 p.p. face a julho;
  • Preço dos materiais de construção desceram 0,5% (variação igual à do mês anterior).

Entre os materiais de construção que "mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão as Madeiras e derivados de madeira e os Materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com uma descida de cerca de 10%. Em sentido oposto, destacaram-se os Ladrilhos e cantarias de calcário e granito com uma subida de cerca de 10%, e o Betão Pronto com crescimento homólogo próximo de 7%", destaca o INE na mesma nota.

Em termos mensais, o custo da construção de casas novas aumentou 0,5% em agosto, uma taxa 0,7 p.p. superior à do mês anterior. O custo dos materiais subiu 0,1% a nível mensal e o da mão de obra 1,0%.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta