Custo de construir casas novas

Casas novas: custos de construção voltam a subir 3,3% em setembro

Construir casas novas em Portugal continua a ficar mais caro, muito por culpa dos elevados custos da mão de obra, que é escassa no país. Em setembro, o custo de construção de habitação nova terá aumentado 3,3%, tendo desacelerado o seu crescimento face ao mês anterior, estima o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Construir casas novas

Construir casas novas: custos aceleram subida para 3,9% em agosto

O custo de construir casas novas em Portugal voltou a subir em agosto, tendo mesmo acelerado o seu crescimento. É isso mesmo que revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgados: o custo de construção de habitação nova aumentou 3,9% em agosto de 2024 face ao mesmo mês do ano passado, uma taxa superior à de julho (+3,3%). Uma vez mais, elevado o custo da mão de obra é que está por detrás deste crescimento.
Construção de casas em Portugal

Construção de casas novas: custos subiram 3,6% em julho

O custo de construir casas novas continua a subir em Portugal, embora de forma mais lenta. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira divulgados, revelam que o custo de construção de habitação nova subiu 3,6% em julho de 2024 face ao mesmo período do ano passado. Mas manteve o ritmo de evolução observado no mês anterior. Por detrás deste aumento continua a estar o elevado custo da mão de obra na construção, que continua escassa no país.
Custo de construir casas novas

Casas novas: custos de construção aceleram em junho para 3,7%

A construção de casas novas em Portugal está a ficar cada vez mais cara. E os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira divulgados revelam que o custo de construção de habitação nova aumentou 3,7% em junho face ao mesmo período do ano passado, tendo mesmo acelerado o crescimento muito por culpa dos altos custos da mão de obra.
Falta de mão de obra na construção

Construção: setor preocupado com “redes de angariação mafiosas”

O Sindicato da Construção de Portugal vai propor ao Governo a criação de uma comissão para acabar com a escravatura no setor, denunciando o recrutamento por “redes de angariação mafiosas”. O sindicato, afeto à CGTP, vai solicitar uma audiência, com caráter de urgência, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho.
Construir casas em Portugal

Construir casas novas em Portugal ficou 2,1% mais caro em setembro

Quem decidir avançar para a construção de uma casa nova vai pagar mais que há um ano. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta sexta-feira, dia 10 de novembro, que os custos de construção de habitação nova subiram 2,1% em setembro face ao período homólogo, sobretudo pelo aumento dos preços da mão de obra, que é escassa em Portugal. Já os preços dos materiais de construção desceram 1,7% neste período, muito embora haja uma instabilidade quanto à sua evolução futura gerada pela guerra na Ucrânia e pelo conflito no Médio Oriente.
Custos de construção de casas novas sempre a subir

Construir casas novas está 9,1% mais caro – mas subida abranda

O custo de construção de casas novas voltou a subir em fevereiro em Portugal, tendo aumentado 9,1% em termos homólogos. Trata-se, no entanto, de um crescimento homólogo inferior ao registado nos dois meses anteriores: em janeiro e dezembro foi de 11,1% e 10,9%, respetivamente. É também inferior ao verificado em fevereiro de 2022 (10,4%), sendo preciso recuar até janeiro do ano passado para encontrar um valor tão baixo (também 9,1%). Desde então, a subida tinha sido sempre superior a dois dígitos. Em causa estão dados provisórios divulgados esta segunda-feira (10 de abril de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Custos de construção de casas novas estão a subir em Portugal

Construir uma casa nova custa mais 11,2% que há um ano

Construir uma casa está cada vez mais caro em Portugal. Em janeiro de 2023, os custos de construção de habitação nova aumentaram 11,2% em termos homólogos, mais 0,3 pontos percentuais (p.p) do que no mês anterior (10,9%) e mais 2,1 p.p. (9,1%) que no mesmo mês do ano anterior, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgadas esta quinta-feira (9 de março de 2023).
Salários na construção

Construção com falta de mão de obra: salários sobem 5,4% em agosto

Construir casas novas está cada vez mais caro – subiu 12,6% em agosto. Este é um cenário impulsionado pela subida dos custos dos materiais de construção e também pelo crescimento dos custos da mão de obra, que tem sido alimentado pela escassez de trabalhadores no setor. Em resultado, os salários na construção têm vindo a subir, tendo crescido 5,4% em agosto face ao período homólogo, aponta o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, dia 12 de outubro.
Construção de casas novas mais cara

Construção de casas novas está mais cara: custos sobem 12,6% em agosto

O atual contexto de inflação está a contagiar toda a economia. E está a impulsionar ainda mais a subida dos preços no setor da construção. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram isso mesmo: em agosto os custos da construção de casas novas aumentaram 12,6% em termos homólogos. Por detrás desta evolução está a subida dos preços dos materiais e o aumento dos custos com a mão de obra.
Radiografia do dia: Custo da mão de obra nos países europeus

Radiografia do dia: Custo da mão de obra nos países europeus

Este gráfico indica qual foi, no ano passado, o custo da mão de obra nos países europeus. Segundo o Eurostat, a mão de obra custava 23,7 euros por hora nos países da União Europeia (UE) e 28,4 euros nos países da Zona Euro. Como é possível constatar, Portugal (11,6 euros por hora) encontra-se bem abaixo desta média.