Fundada em Guimarães em 2008, a Farfetch integra mais de 300 marcas (muitas deles de luxo) no marketplace que criou para vender para todo o mundo. Agora, a empresa portuguesa, que também tem escritórios em Londres, transformou-se na primeia "billion dollar company" das start-ups nacionais, numa ronda de investimento.
O dinheiro levantado na ronda vai ser canalizado para a expansão internacional da marca, especificamente em novos sites com linguagens locais idiomas como alemão, coreano, espanhol de Espanha e da América latina, avançou a empresa em comunicado. No ano passado, a Farfetch estreou-se na Rússia, China e Japão.
A empresa que o empreendedor português José Neves, 40 anos, lançou em 2008 chega a 180 países. Os dois maiores mercados da empresa luso-britânica são o Reino Unido e os Estados Unidos da América.
Na ronda de financiamento participaram da DST Global, a Condé Nast International e a Vitruvian Partners e com este levantamento a Farfetch soma 195 milhões de dólares obtidos em rondas de investidores, que incluem nomes como a Advent Ventures Partners, Index Ventures, Novel TMT e e.Ventures, informa a empresa em comunicado.
Desta forma, a luso-britânica Farfetch torna-se na primeira startup portuguesa a ultrapassar os mil milhões de dólares e é, por isso, uma empresa unicórnio. A valorização fez eco na imprensa internacional, com o Financial Times a dar-lhe destaque na sua versão online.
Com 40 anos, José Neves é casado e pai de quatro crianças. A Farfetch não é o primeiro projeto empresarial que lança. Em 1994, ainda estava a estudar Economia na Universidade do Porto quando fundou a Grey Matter, que atuava na área do software. Dois anos depois, decidiu apostar no setor da moda, ao lançar a marca de calçado Swear em Londres.
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