Comentários: 0

A dívida líquida da construtora Teixeira Duarte baixou cerca de 146 milhões de euros no ano passado. No final de 2015, a dívida líquida da empresa situava-se em cerca de 1.147,5 milhões de euros, menos cerca de 13% que no período homólogo.

“Na análise da evolução destes indicadores dever-se-á ter em consideração o (…) impacto da adoção da taxa de câmbio SIMADI [na Venezuela], bem como os investimentos realizados em instalações e equipamentos, que no período atingiram 73,8 milhões de euros”, refere a construtora em comunicado, adiantando que se tratam de resultados não auditados relativos ao exercício de 2015.

Segundo o Diário Económico, que cita a nota, o capital próprio atribuível a acionistas da Teixeira Duarte aumentou 10,2 milhões de euros, passando de cerca de 457,7 milhões de euros para 467,9 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 2,2% em relação a 31 de dezembro de 2014. O total do capital próprio da construtora cresceu 6,9%, tendo-se fixado em 518,2 milhões de euros.

A administração da Teixeira Duarte explica que esta evolução foi influenciada por três razões: pelo lucro de 40,4 milhões de euros; pelo efeito positivo de cerca de 1,8 milhões de euros na operação de cobertura, resultante da variação do justo valor do instrumento financeiro “interest rate swap” contratado em 2008 no âmbito da concessão da gestão do edifício do Hospital de Cascais; pelo efeito negativo de cerca de 7,4 milhões de euros, resultante da conversão cambial registada em função da valorização das divisas em que o grupo opera face ao euro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta