
Casais avança para a segunda fase do Minho Innovation & Technology Hub
A segunda fase do Minho Innovation & Technology Hub (MITH), em Guimarães, acaba de ser lançada pelo Grupo Casais e centra-se na construção de infraestruturas de comércio e serviços e no reforço das infraestruturas para habitação.

Teixeira Duarte está no PSI – e acionista quer lugar na administração
A Teixeira Duarte voltou a ser negociada no PSI, o principal índice da bolsa de Lisboa, a partir desta segunda-feira (22 de setembro de 2025). Um regresso que Manuel Maria Teixeira Duarte, presidente do Conselho de Administração da empresa, considera que marca a recuperação do grupo após “anos desafiantes”. Entretanto, a Dualis Capital, sociedade detida a meias pelos empresários nortenhos Eduardo Sardo e Gaspar Ferreira, sendo acionista minoritário da Teixeira Duarte, ambiciona ter um lugar na administração.

Teixeira Duarte passa a negociar no PSI a partir de 22 de setembro
A Teixeira Duarte vai integrar o principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI, a partir do dia 22 de setembro, após a revisão levada a cabo pela Euronext, adiantou esta quarta-feira (10 de setembro de 2025), em comunicado. O principal índice da bolsa nacional vai passar a contar com 16 cotadas, o que não acontece desde a saída da Greenvolt em 2024.

Grupo belga vence ACA e adquire sede da antiga Soares da Costa
A sede da ex-Soares da Costa, conhecida como “Estaleiro Norte”, em Vila Nova de Gaia, mudou finalmente de mãos após uma batalha judicial que opôs o inquilino ACA à VGP, subsidiária portuguesa do grupo belga detentor de parques logísticos na Europa. O imóvel, que serviu como sede da construtora falida, foi adjudicado à VGP por 6,66 milhões de euros, valor já pago à massa falida, mas apenas após clarificação judicial sobre o direito de preferência do arrendatário.

Projeto de construção híbrida ganha asas às portas de Lisboa
A resposta à crise na habitação – ou crise de acesso à habitação, como a ela se referem vários especialistas do setor imobiliário – que se vive em Portugal passa (também) pela necessidade urgente de aumentar a oferta de casas no mercado. Procura há, e muita, mas são precisas mais habitações, nomeadamente a preços acessíveis. E neste ponto a construção industrializada afirma-se como uma solução cada vez mais a ter em conta. Na Amadora (periferia de Lisboa), há um projeto de Habitação a Custos Controlados (HCC) a sair do papel à velocidade da luz, graças a um sistema de construção híbrida que alia a madeira e o betão. “É um dos caminhos para conseguirmos fazer habitação mais rápido”, conta ao idealista/news Henrique Martins, Diretor de Obra da Casais Construction.

Construção: setor do betão reclama mais fiscalização e segurança
Apertar a fiscalização nas obras, construir de forma mais segura, reduzir a pegada ecológica e aumentar o peso máximo das betoneiras de 32 para 36 toneladas. Estão identificadas as prioridades – ou os desafios – inerentes ao setor do betão em Portugal. Quem o diz é Luís Goucha, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB).

Construção: Zagope paga milhões a filho do ditador da Guiné Equatorial
Entre 2014 e 2018, a construtora portuguesa Zagope terá transferido 72 milhões para uma empresa controlada por Teodorin Obiang, filho do presidente da Guiné Equatorial, segundo documentos revelados pelo Expresso em colaboração com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), Le M

António Mota vai deixar a administração da Mota-Engil
António Mota vai deixar o cargo de vice-presidente do conselho de administração da construtora Mota-Engil. A renúncia ao cargo foi apresentada pelo próprio empresário, antes do final do mandato, que terminava em 2026.

Construção modular: MAP Group e Carmo Wood juntas em prol da inovação
O MAP Group e a Carmo Wood anunciaram uma parceria estratégica que reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor da construção. Uma “colaboração assente numa visão partilhada de futuro” que visa a “criação de soluções construtivas híbridas e modulares, alinhadas com as mais recentes tendências do mercado”, referem as empresas em comunicado.

Teixeira Duarte passa de prejuízo a lucro de 26 milhões de euros
O grupo Teixeira Duarte totalizou um lucro de 26 milhões de euros em 2024, que compara com um prejuízo de 12 milhões de euros registado no ano anterior, segundo comunicado enviado ao mercado.

Casais entra na Arábia Saudita após parceria com Nahaz Investment Group
O Grupo Casais, criado em 1958 e um dos cinco principais players do setor da construção em Portugal, anunciou ter dado mais um passo rumo à expansão internacional: a entrada na Arábia Saudita na sequência de uma parceria com o Nahaz Investment Group, “um interveniente-chave no setor de investimento da Arábia Saudita”, conforme refere em comunicado.

Construção tem de “ganhar escala” e são precisas casas “agora”
A necessidade de o setor da construção ganhar escala e/ou dimensão e de se apostar na industrialização e pré-fabricação esteve em cima da mesa num debate que juntou Paulo Macedo, CEO da CGD, e Carlos Mota Santos, presidente da Mota-Engil. E uma das conclusões que salta à vista é a de que o país precisa de aumentar a oferta de casas “agora”, não daqui a alguns anos. Casas essas que possam ajudar a dar resposta à crise na habitação na qual se encontra o país e, também, acomodar os emigrantes necessários para fazer face à necessidade de mão de obra existente.

Direção da construtora Vanke demite-se após perdas de 5,9 mil milhões
O presidente e o número dois da Vanke demitiram–se depois da segunda maior construtora imobiliária da China anunciar um prejuízo de 45 mil milhões de yuan (5,9 mil milhões de euros) em 2024.

Casais transfere recursos da subsidiária alemã para projeto em Portugal
A Casais vai transferir temporariamente os recursos da sua subsidiária na Alemanha, onde o setor da construção está “em forte contração”, para um projeto de transição energética em Sines, anunciou esta sexta-feira (6 de dezembro de 2024) o grupo bracarense.

Construir casas novas em Portugal está 4,2% mais caro que há um ano
Uma solução apontada por vários players do setor imobiliário para dar resposta a crise na habitação que se faz sentir no país passa pelo aumento da oferta de casas. Mas construir casas em Portugal não está barato, pelo contrário, é cada vez mais caro. Em outubro, os custos de construção de habitação nova terão aumentado 4,2% em termos homólogos, mais 0,9 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior, segundo dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quarta-feira (4 de dezembro de 2024).

Maiores construtoras geram mais receitas – há uma portuguesa no top 100
As 100 maiores empresas de construção do mundo geraram receitas de 1,997 biliões de dólares em 2023, o que representa um aumento de 3,4% face ao ano anterior. Mais de metade das receitas (53,5%) provêm de empresas sediadas na China, com a China State Construction Engineering a liderar o ranking, tendo registado cerca de 320 mil milhões de dólares de receitas no ano passado. Portugal está representado no top 100 mundial pela Mota-Engil, que ocupa a 56ª posição.

Campo Municipal de Campanhã começa a ser construído segunda-feira
A Câmara Municipal do Porto (CMP) recebeu luz verde do Tribunal de Contas (TdC) para avançar com a adjudicação da construção do Campo Municipal de Campanhã por 4,2 milhões de euros, empreitada que arranca dia 21 de outubro de 2024 e deverá estar concluída em 14 de abril de 2026.

Mota-Engil fecha venda de negócios na Polónia por 62 milhões de euros
A Mota-Engil concluiu a venda da Mota-Engil Central Europe, com operação na Polónia, e das subsidiárias nas áreas da Engenharia e Construção e Promoção Imobiliária, com a húngara Duna Aszfalt, por 62 milhões de euros.

Falência da Soares da Costa foi “culposa”, aponta Ministério Público
Foi considerada a maior construtura portuguesa e está atualmente falida, acumulando dívidas de 526 milhões de euros a mais de dois mil credores. Falamos da Soares da Costa, que mudou de nome em 2022 para Sociedade de Construções da África Austral (SdCAA). O Ministério Público (MP) qualificou a insolvência da empresa “como culposa” e Joaquim António Negrita Fitas, que presidiu à empresa nos seus últimos oito anos de vida, vai a julgamento.

Mota-Engil vai construir ativo industrial no México por 1,1 mil milhões
A Mota-Engil assinou um acordo no México, com uma subsidiária da estatal Petróleos Mexicanos, para a construção de uma unidade industrial, incluindo um contrato de construção de cerca de 1,1 mil milhões de euros (1,2 mil milhões de dólares).

MAP Engenharia ganha quatro obras no valor de 70 milhões
A MAP Engenharia anunciou a adjudicação de quatro novas obras em diferentes áreas do imobiliário – hotelaria, educação e residencial – e em localizações distintas: Cascais, Lisboa, Setúbal e Évora. Segundo a empresa de construção portuguesa, os quatro novos contratos de construção somam cerca de 70 milhões de euros e vêm dar respostas diferentes ao mercado imobiliário nacional. A sua carteira atual passa a ser de 160 milhões de euros.

PJ de Faro instala-se na ex-escola de saúde da Universidade do Algarve
O edifício e a zona envolvente da antiga escola de saúde da Universidade do Algarve, em Faro, vão ser renovados e será ali que se vai instalar a Diretoria Sul de Faro da Polícia Judiciária (PJ), em setembro. Em causa está uma empreitada orçada em 4,8 milhões de euros, que estará a cargo da construtora bracarense dst.

Mota-Engil: acionistas aprovam eleição e alargamento da administração
Os acionistas da Mota-Engil aprovaram esta quinta-feira (18 de abril de 2024), em assembleia geral (AG), a eleição e o alargamento da administração e dividendos de 12,77 cêntimos, entre outros pontos, segundo um comunicado divulgado pelo grupo.

Custos de construção de casas novas aumentam 1,9% em janeiro
Em janeiro de 2024, a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 1,9%, taxa 0,2 pontos percentuais (p.p.) superior à observada em dezembro de 2023. Em causa estão estimativas divulgadas esta quinta-feira (7 de março de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Antiga sede da falida Soares da Costa volta a leilão
Chegou a ser uma das maiores construtoras portuguesas, a empregar perto de oito mil pessoas, mas faliu com dívidas de 526 milhões de euros. Desde então, a Soares da Costa tem tentado desfazer-se de vários ativos e terrenos – ainda que sem sucesso. O principal estaleiro e sede da empresa está novamente em leilão online com um valor base de 8,1 milhões de euros e um mínimo de 6,9 milhões.