Comentários: 0

Os números confirmam o que se fala sobre o dinamismo que o imobiliário está a viver, atualmente, em Portugal. Só em janeiro passado foram constituídas 301 empresas de serviços deste setor, mais 16,2% que em igual período de 2016. E o imobiliário é o segundo setor da economia nacional que maior crescimento de novas empresas registou no mês passado, depois das telecomunicações com uma subida de nascimentos de 37,1%. No total, em janeiro nasceram 4.298 empresas em Portugal, o que representa um crescimento de 2,1% face ao período homólogo.

O mais recente barómetro da InformaDB mostra também que, ao longo dos últimos doze meses analisados - entre fevereiro de 2016 e janeiro de 2017 -, foram constituídas 3.555 empresas de serviços imobiliários, ocupando uma fatia de 9,5% do total de 37.322 nascimentos de sociedades empresariais verificados no país. 

Mas nem só de boas notícias vive o setor imobiliário, ainda que não seja dos que tem pior performance. No último ano, fecharam 771 empresas desta área (4,7% do total) e faliram 113 (3,5%) do total.

Fazendo as contas a partir deste relatório, o rácio de nascimentos e encerramentos naturais das empresas de serviços imobiliários foi de 4,6 nos últimos dozes meses, sendo o mais alto de todos os setores em análise. No total, este indicador foi de 2,3.

Como nascimentos, a InformaDB considera as entidades constituídas no período em causa, com publicação de constituição no portal de atos societários do Ministério da Justiça. Já os encerramentos dizem respeito às entidades extintas no período considerado, com publicação de extinção no mesmo portal. Neste caso, não são consideradas as extinções com origem em procedimentos administrativos de dissolução, mas vez que as insolvências apontadas são as entidades com processos iniciados no período considerado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade