Economia a sofrer com juros do BCE

Economias do Sul da Europa em risco de sofrer com altos juros do BCE

As economias do Sul da Europa têm estado resilientes face aos elevados juros diretores do Banco Central Europeu (BCE), estando a dar sinais de crescimento. Mas à medida que a política monetária restritiva é transmitida às economias, estes países poderão começar a sentir mais dificuldades.
Crescimento da economia portuguesa

Economia portuguesa cresceu 2,3% em 2023 apesar de altos juros do BCE

A economia portuguesa continuou a crescer ao longo de 2023, apesar da conjuntura macroeconómica desafiante marcada pela restrição da política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Nos últimos três meses do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal registou um aumento de 2,2% em termos homólogos. E no conjunto de 2023 a economia portuguesa cresceu 2,3%, com a procura interna e externa a contribuírem positivamente para este resultado.
Subida de juros pelo BCE

BCE volta a subir juros diretores em 25 pontos base

O caminho da política monetária do Banco Central Europeu (BCE) está traçado. Uma vez mais, o regulador liderado por Christine Lagarde decidiu subir as taxas de juro diretoras em 25 pontos base, elevando a taxa de financiamento para os 4%, o nível mais elevado desde 2008.
Juros a descer

Juros vão voltar a cair assim que inflação descer, acredita FMI

Os bancos centrais de todo o mundo começaram a subir as suas taxas de juro de referência para travar a alta inflação que se começou a fazer sentir no início de 2022 e que escalou com a guerra na Ucrânia. Assim foi anunciado o fim da era dos empréstimos mais baratos de sempre. Mas poderá não ser bem assim. O Fundo Monetário Internacional (FMI) acredita que assim que a inflação estiver sob controlo, os bancos centrais deverão trazer de volta as taxas de juro aos níveis pré-pandémicos. No caso na Zona Euro, significa que o Banco Central Europeu (BCE) poderá reduzir a taxa de refinanciamento até chegar a 0%, o nível em que estava em 2019.
Crescimento económico global

Economia global vai crescer menos de 3% este ano, diz FMI

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou esta quinta-feira, dia 6 de abril, que a economia mundial deverá crescer abaixo dos 3% este ano, menos que os 3,4% em 2022, o que aumenta o risco de fome e pobreza global.
Inflação na zona euro

2023: BCE vai voltar a subir juros, mas menos

Um novo ano começa cheio de desafios macroeconómicos. A inflação na Zona Euro fixou-se nos 10,1% em novembro. E a política monetária está mais apertada, depois do BCE ter subido os juros diretores em 250 pontos base em 2022. E assim vai continuar em 2023: a presidente do regulador europeu admite continuar a subir os juros para conter a inflação que, além de ser impulsionada pela guerra na Ucrânia, também é alimentada pelas políticas orçamentais dos países. Se assim não fosse, “seria pior para todos”, frisou Christine Lagarde. Mas a subida dos juros deverá ser mais contida, antecipam analistas.