Edifício D. Carlos I

Edifício D. Carlos I é vendido e será reabilitado para habitação

Edifício D. Carlos I, em Lisboa, foi recentemente vendido, marcando uma operação de relevo no mercado imobiliário da capital. Com cerca de 5 mil metros quadrados (m2) distribuídos por cinco pisos, o imóvel será alvo de reabilitação para uso residencial e comercial, valorizando o centro histórico da cidade.
Christopher Luxon

Nova Zelândia pondera abrir mercado de casas de luxo a estrangeiros

A Nova Zelândia está a considerar permitir que investidores estrangeiros de elevado património adquiram imóveis de luxo no país, abrindo uma exceção à proibição que impede a compra de casas por não-residentes. A medida visa atrair capital estrangeiro e dinamizar o mercado imobiliário de alto valor, atualmente fechado à maioria dos estrangeiros.
IKEA

Mercado chinês leva Ikea a reduzir preços e reforçar aposta no retalho

O grupo sueco Ikea anunciou esta quarta-feira, dia 3 de setembro de 2025, um investimento de 160 milhões de yuan (19,3 milhões de euros) para baixar preços na China, procurando atrair mais clientes e enfrentar a concorrência local, num contexto de fraco consumo e desaceleração económica. De acordo com o portal económico chinês Yicai, a filial chinesa da cadeia de mobiliário já investiu aproximadamente 673 milhões de yuan (81 milhões de euros) com esse objetivo ao longo dos últimos dois anos.
Amoreiras

Novo Banco e CML definem novo destino para terreno nas Amoreiras

O terreno localizado nas Amoreiras, em Lisboa, e detido pelo Novo Banco, continua sem uso, mas o banco e a Câmara Municipal de Lisboa estudam agora soluções para desbloquear um dos espaços urbanos mais valiosos da capital. Avaliado em 177 milhões de euros, o imóvel chegou a estar cotado em 240 milhões, sem sucesso de venda, e permanece sem qualquer construção efetiva.
Vanguardeagle e ABNSouza

AdC dá ‘luz verde’ à parceria Vanguardeagle e ABNSouza no imobiliário

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu ‘luz verde’ à criação de uma empresa comum pelas sociedades Vanguardeagle e ABNSouza, que gere a marca Century21, para explorar a franquia Corcoran, informou dia 28 de agosto de 2025 a AdC. A operação de concentração consiste na criação de uma empresa-comum pelas Vanguardeagle – Asset Management, Lda. e ABNSouza Investimentos, S.A. que se dedicará à prestação de serviços imobiliários através da exploração da franquia Corcoran em Portugal.
Construção

Construtora Grão-Pará comunica insolvência ao mercado

A Imobiliária Construtora Grão-Pará, S.A., uma histórica empresa portuguesa do setor imobiliário, formalizou, no dia 22 de agosto de 2025, o seu pedido de insolvência junto do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juízo de Comércio. A decisão surgiu após a empresa ter acumulado resultados negativos, nos últimos 15 anos.
Vida Ovar Shopping

Gestora de fundos francesa Sogenial Immobilier compra Vida Ovar Shopping

O centro comercial Vida Ovar, na cidade ovarense, distrito de Aveiro, foi comprado pela gestora de fundos imobiliários de origem francesa Sogenial Immobilier, que agiu em nome de um fundo aberto francês assessorado localmente pela Serris REIM. O ativo estava na posse da portuguesa White Sand e valor do negócio não é divulgado.
Fundos de investimento imobiliário

Fundos de investimento imobiliário: mercado nacional bate recordes

A N2AM – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo (SGOIC) apresentou as conclusões do estudo anual “Organismos de Investimento Alternativo Imobiliário – Retrato da Atualidade em Portugal”, que revela a consolidação do forte crescimento do setor em 2025. O estudo, que assinala a sua segunda edição, analisa a dinâmica da indústria nacional de fundos de investimento imobiliário, abordando os seus principais indicadores económicos.
Setor da construção

Criação de empresas: imobiliário e construção com o maior crescimento

A criação de empresas em Portugal registou um aumento, desde início de 2025 até final do mês de julho, de mais 263 constituições, ou seja, +0.8% face a período homólogo do ano passado, o que em números totais de novas empresas se traduz em 32.422. Os setores do imobiliário e da construção impulsionaram este crescimento.
Hong Kong

Hong Kong decreta liquidação da promotora China South City

Uma juíza de Hong Kong ordenou esta segunda-feira, dia 11 de agosto de 2025, a liquidação da promotora China South City, a maior por ativos a enfrentar este processo desde a decisão contra a Evergrande, em janeiro de 2024.Segundo a agência Bloomberg, a magistrada decidiu a favor do credor Citicorp,
Tulsa (EEUU), la ciudad que paga a los trabajadores para mudarse a vivir

Tulsa: a cidade que conquista profissionais com incentivos financeiros

A cidade de Tulsa (EUA) tem vindo a desenvolver um programa desde 2018 para atrair novos residentes e diversificar a sua força de trabalho, que se centra na indústria do petróleo e do gás. Desde então, atraiu mais de 3.400 teletrabalhadores que recebem 10.000 dólares (8.772 euros) cada um por se mudarem para a segunda maior cidade do Oklahoma. Um estudo recente revelou que 70% dos participantes continuam a residir na cidade e geraram mais benefícios económicos para a cidade, a uma taxa de 4 dólares por cada dólar investido.
Preço das casas e taxas de juro na China

China mantém taxa de juro de referência – e preços das casas novas caem

O Banco Popular da China (banco central) manteve a taxa de juro de referência em 3,1%, pelo quinto mês consecutivo, indo assim ao encontro das expectativas dos analistas. Na sua atualização mensal, a instituição indicou que a taxa de juro de referência a um ano (LPR) se manterá a esse nível pelo menos até daqui a um mês. No que diz respeito aos preços das casas novas no país, caíram pelo 20º mês consecutivo em janeiro.