Crise imobiliária na China

Crise imobiliária na China: Country Garden alvo de pedido de liquidação

A construtora chinesa Country Garden anunciou esta quarta-feira (28 de fevereiro de 2024) que foi apresentado um pedido de liquidação do grupo num tribunal de Hong Kong, numa altura em que o setor imobiliário na China enfrenta uma grave crise de liquidez. A Country Garden, um dos principais grupos imobiliários chineses, tinha uma dívida estimada em 191 mil milhões de dólares (175 mil milhões de euros) em junho passado.
Constituição de empresas de construção

Quase 5.000 empresas criadas em janeiro – construção no top 3

Foram criadas 4.929 empresas em Portugal em janeiro, menos 8,3% que no mesmo mês do ano passado, o ano em que foram criadas mais empresas desde que há registo. Destaque para as novas empresas de construção (663), o setor que teve o maior crescimento homólogo (6,1%), que se verifica sobretudo nas regiões Norte e Centro. Em causa estão dados divulgados recentemente pela Informa D&B. 
Crédito a empresas de construção

Crédito a empresas de construção vai ser mais restrito em 2024

As empresas têm vindo a reduzir a procura por crédito, não só devido aos elevados juros, mas também por sentirem uma menor necessidade de financiamento. Mas se até agora os critérios de concessão de crédito para empresas não tiveram alterações, no futuro poderá ser diferente, já que o Banco de Portugal (BdP) alerta que os critérios de concessão de crédito para empresas da construção e imobiliário deverão ser mais restritivos, pelo menos, até junho de 2024.
Promoção imobiliária e negócios imobiliários

Vanguard Properties cria empresa (em parceria) de ‘facility management’

A Vanguard Properties (VP), uma das promotoras imobiliárias mais ativas no mercado residencial nacional nos últimos anos, sobretudo no segmento de luxo, tem apostado também no alargamento da sua área de atuação. Prova disso é a criação, recentemente, de uma nova empresa de ‘facilities management’, que consiste na gestão dos espaços, de imóveis e serviços de suporte. A Allser, como se chama, é uma marca da Vanguardeagle – Facilities Management, da qual são sócios o grupo VP, de José Cardoso Botelho, a Lukimbi, de Paulo Carapuça – é também o CEO da Allser –, e a Climacer.
Associação de imobiliário

Imobiliário une-se para encarar alta inflação: “Juntos fazemos melhor”

O imobiliário está a ser posto à prova em 2023. A inflação está a descer, mas continua elevada. Os preços das matérias-primas estão mais caros. Há falta de mão de obra especializada. Obter financiamento bancário está mais difícil. E os processos de licenciamento continuam lentos. Para enfrentar estes e outros desafios “é muito importante que os profissionais do setor imobiliário se encontrem e ajudem, colaborando entre si, com os poderes públicos e com a sociedade, de modo que todos possam beneficiar duma evolução positiva de um setor essencial (...), como é o do imobiliário”, acredita Paulo Alves, fundador da recém-criada Associação de Antigos Alunos da Escola Superior de Atividades Imobiliárias de Lisboa (AAAESAI). Isto porque “juntos valemos mais e fazemos melhor”, remata Paulo Alves em entrevista ao idealista/news.
agente imobiliário de sucesso

10 mandamentos para ser agente imobiliário profissional

A mediação imobiliária é uma atividade que exige um conjunto de skills de gestão, porque todos os dias lida com processos sensíveis, tarefas consumidoras de tempo, atividades de prospeção e, sobretudo, porque trata com pessoas, desejos, expectativas, aspirações e, muitas vezes, sonhos de vida. Num contexto de mudança, com a tecnologia como pano de fundo, os agentes imobiliários têm enormes desafios pela frente. Para ajudar qualquer pessoa que queira ser profissional neste setor, Massimo Forte definiu 10 mandamentos para quem quer ser um agente imobiliário de sucesso.
empresas de imobiliário

Imobiliário e construção: maioria das empresas em níveis pré-pandemia

Mais de metade (56%) das empresas já alcançaram ou ultrapassaram o nível de atividade pré-pandemia e 54% perspetiva faturar mais este ano do que em 2021, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo os resultados do “Inquérito Rápido e Excecional às Empresas – edição de maio de 2022” d