Breanna Banaciski

Agente imobiliária conquista o TikTok a vender casas com humor

Há agentes imobiliários que te mostram uma casa como se estivessem a narrar um documentário da National Geographic. E depois há Breanna Banaciski, mais conhecida como @tampa_bre, que entra numa casa, olha para a câmara e parece prestes a começar o monólogo de uma comédia… mas com uma chave na mão. O que diz não é o típico “esta sala de jantar é maravilhosa”. O seu estilo combina sarcasmo e teatralidade, com uma energia que passa entre o “estou a rir para não chorar”. Com esta abordagem, tornou-se numa das vozes mais virais do setor imobiliário no TikTok.
Dan Jørgensen e Carlos Moedas

"Ter uma casa não é um luxo: é um direito humano", diz comissário europeu

“Ter uma casa não é um luxo: é um direito humano.” Foi desta forma que o comissário europeu, Dan Jørgensen, marcou a conferência da passada sexta-feira, que deu a conhecer o esperado Plano Europeu para a Habitação Acessível. Bruxelas escolheu Lisboa para apresentar a nova estratégia comunitária para afrontar a crise habitacional nos vários Estados-membros, e o responsável aproveitou para destacar a necessidade urgente de reformular as normas dos auxílios de Estado, bem como de criar uma plataforma europeia, que reúna investidores, autoridades públicas e parceiros sociais, e acelere a oferta de casas a preços acessíveis. Por seu lado, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), pediu a Bruxelas um PRR exclusivo para habitação.
Nova Iorque

Fusão bilionária dá origem a gigante da mediação imobiliária

Um novo gigante global da mediação imobiliária nasceu com a aquisição, nos Estados Unidos, pela Compass Imobiliária do grupo Anywhere Real Estate, que detém marcas como ERA, Century 21, Coldwell Banker, Sotheby’s, Corcoran, Christie’s e Better Homes & Gardens. O negócio, fechado este mês de janeiro, envolve 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1,38 mil milhões de euros) e cria um grupo avaliado em cerca de 10 mil milhões de dólares, com mais de 340 mil agentes espalhados por 120 países e mais de 1,2 mil milhões de transações anuais.
Imigrantes são metade dos colocados no setor imobiliário

Emprego no imobiliário: quase 50% dos colocados pelo IEFP são imigrantes

Os estrangeiros representam uma fatia crescente das colocações feitas pelos centros de emprego em Portugal. Em 2025, cerca de 31% dos desempregados colocados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) eram estrangeiros, mais que o dobro da percentagem registada em 2022. Nas atividades imobiliárias e administrativas, quase metade dos colocados (49,6%) eram estrangeiros, a maioria brasileiros ou provenientes de outros países de língua oficial portuguesa (PALOP).
Imobiliário residencial em França

França lança plano para construir dois milhões de casas até 2030

O primeiro-ministro francês anunciou esta sexta-feira (23 de janeiro de 2026) um plano para relançar e acelerar a construção civil, com o objetivo de construir dois milhões de casas até 2030, incluindo habitação nova e imóveis renovados. "É absolutamente colossal, são 400 mil casas por ano”, afirmou Sébastien Lecornu na apresentação do plano em Rosny-sous-Bois, nos arredores nordeste de Paris.
Palácio em Lisboa

Banco suíço compra dois palácios do século XVIII em Lisboa

O Arab Bank Switzerland (ABS) anunciou a aquisição do projeto de revitalização imobiliário Archway, marcando a entrada do banco privado suíço no mercado português. O negócio envolve a transformação de dois palácios do século XVIII, o Palácio Calhariz-Palmela e o Palácio Sobral, num hotel de luxo de cinco estrelas e em propriedades residenciais de marca (branded residences), num total de 24.000 metros quadrados (m2).
Construção de casas

Fraude imobiliária expõe falhas na lei e dá prejuízo de milhões a lesados

Um esquema de fraude imobiliária em Palmela deixou mais de 120 famílias sem casa e provocou prejuízos superiores a 26 milhões de euros. O caso, agora investigado pelo DIAP de Setúbal, expõe falhas graves na lei da habitação e do urbanismo, incluindo lacunas no Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação (RJUE). O suspeito detido em dezembro de 2025 foi entretanto libertado pelo tribunal.
Construir edifícios

Portugal precisa de construir 180 mil casas na próxima década

Portugal enfrenta uma escassez significativa no setor imobiliário, que perdurará, pelos menos, até à próxima década. Segundo o Centro Comum de Investigação (JRC, na sigla inglesa) da União Europeia (UE), serão necessárias pelo menos mais 176,6 mil casas, além das 289 mil previstas, totalizando cerca de 465 mil fogos até 2035. O estudo aponta para uma necessidade crescente, motivada por fatores demográficos, turísticos e pela deterioração do parque habitacional existente, e prevê que o investimento necessário para satisfazer esta procura seja da ordem de 1,68 biliões de euros na próxima década.
As maiores transações de M&A em 2025

Valor das fusões e aquisições dispara com venda do Novo Banco

Portugal registou em 2025 o maior valor em fusões e aquisições dos últimos quatro anos, impulsionado por um grande negócio que dominou o mercado: a venda do Novo Banco ao grupo francês BPCE por 6,4 mil milhões de euros. Esta operação destacou-se de forma clara numa lista de grandes transações que, no conjunto, mostram um mercado mais contido em número de negócios, mas expressivo em valor, num contexto de incerteza económica e geopolítica.
Euronext

Sociedade imobiliária do grupo Capitólio estreia-se na bolsa de Lisboa

A sociedade de investimento e gestão imobiliária do grupo Capitólio, CIAGEST SIGI SA, entrou hoje na Euronext Access Lisboa, tornando-se a 73ª cotação da Euronext em 2025 e a 84ª REIT a ser listada na bolsa europeia. A operação permite à empresa portuguesa reforçar a sua visibilidade e diversificar a base de investidores.
Mão-de-obra estrangeira

Imobiliário e construção recorrem à “via verde” para reforçar mão de obra

A contratação de trabalhadores estrangeiros ganhou um novo impulso no setor da construção e do imobiliário através da “via verde” para migração laboral regulada. Em pouco mais de sete meses, 1.305 imigrantes receberam visto ao abrigo deste regime especial, um mecanismo que está a tornar-se crucial numa altura em que as empresas enfrentam falta estrutural de mão de obra.

Hong Kong prepara-se para receber um ícone urbano inovador

Hong Kong prepara-se para receber um novo ícone urbano. O grupo imobiliário Land Development anunciou o arranque do Central Yards, um projeto de uso misto avaliado em 63 mil milhões de dólares de Hong Kong (702 milhões de euros à taxa de câmbio atual). A peça central do design será o chamado ‘landscraper’, uma estrutura horizontal com 400 metros de comprimento, situada numa parcela de 4,8 hectares frente à costa de Hong Kong. Este edifício acolherá escritórios de última geração, lojas inovadoras e um centro cultural vibrante, criando um destino dinâmico e atrativo.
Sérvia

Sérvia dá luz verde a hotel de luxo do genro de Trump com nova lei

O Parlamento sérvio aprovou recentemente uma lei especial que permite a Jared Kushner, genro de Donald Trump, construir um hotel de luxo nos edifícios do antigo quartel-general do Exército e do Ministério da Defesa jugoslavo, em Belgrado. Estes edifícios, destruídos durante os bombardeamentos norte-americanos em 1999, são considerados monumentos históricos e símbolos da agressão sofrida pelo país. O projeto prevê a criação de um hotel de luxo, 1.500 habitações e um museu, integrando assim um investimento de grande escala no centro da capital sérvia.
Criação de empresas do setor imobiliário e da construção

Imobiliário e construção impulsionam criação de empresas em Portugal

Entre o início do ano e final de outubro, foram criadas 45.273 empresas em Portugal, o que corresponde a um aumento de 3,7% (+1.636 constituições) face ao mesmo período do ano anterior. É, de resto, o registo mais elevado dos últimos 20 anos, segundo dados divulgados esta sexta-feira (7 de novembro de 2025) pela Informa D&B. Um crescimento homólogo impulsionado pelos setores Atividades imobiliárias e Construção, que registaram aumentos de 23% (+1.025 constituições) e 16% (+805 constituições), respetivamente.
Patrícia Barão APEMIP

Mediação imobiliária: Patrícia Barão na corrida à presidência da APEMIP

Patrícia Barão, atual vice-presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da instituição para o mandato de 2026-2028, com eleições marcadas para dia 4 de dezembro. A, também, Partner e Head of Residencial da Dils Portugal torna-se, assim, a primeira mulher a concorrer à liderança da associação, num momento considerado determinante para o futuro da mediação imobiliária em Portugal.
Casa

Mediação imobiliária: Gustavo Soares anuncia candidatura à APEMIP

Gustavo Soares, empresário com mais de duas décadas de experiência no setor imobiliário, apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), com o lema “APEMIP de Todos para Todos”. A candidatura propõe reforçar a credibilidade e a transparência na mediação imobiliária, consolidando o papel da associação como referência nacional no setor.
Pequim

Crise imobiliária força investidores internacionais a vender ativos na China

O setor imobiliário na China enfrenta uma pressão crescente, com investidores internacionais a tentar vender imóveis adquiridos por milhares de milhões de dólares, muitas vezes a preços significativamente inferiores aos de compra. Desde o final de 2024, a BlackRock, Carlyle Group e outros gestores de investimento têm registado perdas substanciais na alienação de edifícios comerciais, enquanto bancos credores, como o HSBC e o Standard Chartered, alertam para um aumento dos incumprimentos de empréstimos.
Casas em construção

Setor da construção no limite: país precisa de mais 200 mil casas

Em Portugal faltam 150 a 200 mil casas, mas a capacidade do setor da construção “está no limite”, alertaram diversos promotores imobiliários reunidos na manhã de terça-feira, dia 21 de outubro de 2025, numa conferência para analisar as medidas do Governo para a habitação. Este ano, as estimativas dos agentes do setor apontam para que sejam concluídas 28 mil novas habitações a nível nacional.
Keir Starmer

Londres estuda reduzir habitação a custos controlados para acelerar oferta de casas

A Autoridade da Grande Londres (GLA) está a considerar reduzir a percentagem de habitação acessível exigida nos novos empreendimentos – atualmente fixada em 35% – com o objetivo de reativar a construção de habitação na capital. Esta medida surge em resposta às queixas do setor da promoção e do imobiliário, que considera que o atual limite dificulta a viabilidade dos projetos. O setor propôs reduzir o objetivo para um valor entre 10% e 15%.
René Benko

Tribunal austríaco condena René Benko por fraude no setor imobiliário

O fundador do conglomerado imobiliário Signa Holding, René Benko, foi condenado a dois anos de prisão depois de um tribunal austríaco o ter declarado culpado de fraude relacionada com a insolvência da empresa, que esteve no centro de uma das maiores falências do setor imobiliário europeu nos últimos dois anos. Este foi o primeiro de uma série de processos judiciais ligados à falência do grupo, que afetou bancos, fundos soberanos e “family offices” que tinham emprestado mais de 15 mil milhões de euros às diversas entidades do conglomerado austríaco.
Construção

Criação de empresas: imobiliário e construção são motores de crescimento

Até 30 de setembro, Portugal registou a constituição de 40.465 novas empresas, um aumento de 2,4% face ao mesmo período do ano passado, com o setor da construção e o imobiliário a destacarem-se como motores do crescimento. Entre janeiro e setembro de 2025, mais de metade dos setores económicos registaram crescimento na criação de novas empresas. “As atividades imobiliárias cresceram 22% (+860 constituições) e a construção 13% (+607 constituições)”, refere em comunicado a Informa D&B, sublinhando o dinamismo destes setores face ao contexto nacional.
Edifício D. Carlos I

Edifício D. Carlos I é vendido e será reabilitado para habitação

Edifício D. Carlos I, em Lisboa, foi recentemente vendido, marcando uma operação de relevo no mercado imobiliário da capital. Com cerca de 5 mil metros quadrados (m2) distribuídos por cinco pisos, o imóvel será alvo de reabilitação para uso residencial e comercial, valorizando o centro histórico da cidade.
Christopher Luxon

Nova Zelândia pondera abrir mercado de casas de luxo a estrangeiros

A Nova Zelândia está a considerar permitir que investidores estrangeiros de elevado património adquiram imóveis de luxo no país, abrindo uma exceção à proibição que impede a compra de casas por não-residentes. A medida visa atrair capital estrangeiro e dinamizar o mercado imobiliário de alto valor, atualmente fechado à maioria dos estrangeiros.
IKEA

Mercado chinês leva Ikea a reduzir preços e reforçar aposta no retalho

O grupo sueco Ikea anunciou esta quarta-feira, dia 3 de setembro de 2025, um investimento de 160 milhões de yuan (19,3 milhões de euros) para baixar preços na China, procurando atrair mais clientes e enfrentar a concorrência local, num contexto de fraco consumo e desaceleração económica. De acordo com o portal económico chinês Yicai, a filial chinesa da cadeia de mobiliário já investiu aproximadamente 673 milhões de yuan (81 milhões de euros) com esse objetivo ao longo dos últimos dois anos.