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Como se relacionam as diferentes gerações com o imobiliário?
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As diferenças entre gerações importam na forma como se trabalha no imobiliário? Não muito. Independentemente da idade, os clientes precisam de serem orientados no negócio. Ainda assim, há uma diferença interessante: em vez de comprarem casa, um número significativo de Millennials opta por arrendar, numa proporção que não se regista nas restantes gerações. Tirando esse ponto, a diferença fundamental entre gerações é a forma de comunicação: se os Baby Boomers preferem o telefone, a Geração X já prefere os emails e mensagens escritas e os Millennials estão mais focados nas redes sociais.

Estas foram as grandes mensagens passadas por Jay Thompson na 2ª edição do IMOCIONATE iTEC. O antigo diretor de Industry Outreach da Zillow foi o cabeça de cartaz do maior evento global da mediação imobiliária em Portugal, que aconteceu no dia 29 de novembro de 2018, no Centro de Congressos de Lisboa.

Com cerca de 600 participantes de diferentes empresas do setor imobiliário português, o IMOCIONATE iTEC destaca-se como o dia em que se debateu o impacto da demografia, tecnologia, recrutamento e globalização no futuro da mediação imobiliária e tem já garantida uma nova edição para 2019.

Cliente tem de ser o foco

Com base no Consumer Housing Trends Report da ZIllow, Jay Thompson defendeu assim que as diferenças entre gerações não são muito significativas porque, independentemente da idade, o que os clientes precisam é de serem orientados no negócio.

Adaptar-se a estas diferenças é, portanto, para Jay Thompson, fundamental ao sucesso dos mediadores imobiliários, tendo apontado ainda a confiança, a disponibilidade, o conhecimento do mercado e o respeito pelos seus valores, como as características que os clientes mais valorizam. “Se o cliente for o foco, o resto surge naturalmente”, referiu Jay Thompson.

Construir equipas sólidas e marcas icónicas

Um dos pontos altos do IMOCIONATE iTEC foi a sessão com Tiago Forjaz, atualmente Chief Dream Officer da MighT, cujo longo currículo na área do recrutamento inclui empresas como a Jason Associates, a Heidrick & Struggles e a Michael Page.

O que esperar do recrutamento no futuro, foi a pergunta a que procurou dar resposta, questionando aquela que se tornou a lógica base dos recrutamentos: encontrar pessoas para determinada função. Com a passagem do trabalho de uma lógica executiva para colaborativa, o objetivo deve ser criar boas equipas, com pessoas que se complementem, e por isso deixou um alerta: “quando se recruta não se pode olhar só para o indivíduo e o seu CV, tem de se ter em conta a qualidade das relações que constrói”.

Também Joah Santos, na última sessão do dia, dedicada à importância da construção de uma marca, questionou alguns dos axiomas das marcas atuais, especialmente a relevância conferida às métricas das redes sociais, como os gostos, que na verdade são muitas vezes reações desprovidas de envolvimento.

Defendendo que aquilo que as pessoas mais valorizam numa marca é a consistência, Joah Santos materializou estas ideias na estratégia POV, que serviu de base à campanha Real Beauty da Dove, apontando para a necessidade de as marcas terem bem presente o seu Purpose (componente emocional), a sua Ownership (componente funcional) e a sua Vision (componente social), concluindo que “as pessoas não seguem marcas, seguem pontos de vista”.

O desenvolvimento da mediação imobiliária como missão

Diversidade foi a palavra de ordem nas 11 sessões que constituíram o programa do IMOCIONATE iTEC, que foram desde a análise das ameaças e oportunidades das proptech com Fernando Erviti, o diretor da CRS Internacional, a um workshop sobre anúncios no Instagram com Andreia Almeida, da We Love Social, passando por outros temas como o RGPD, abordado pela advogada Cláudia Martins, da Macedo Vitorino & Associados, ou o content marketing, focado por Daniel Pereira, da MindSEO.

Segundo Pedro Megre, diretor-Geral da UCI, o patrocinador oficial do evento, o IMOCIONATE iTEC é um dos elementos que integram “a aposta no desenvolvimento profissional da mediação imobiliária, que tem sido uma questão identitária para a UCI”, complementando a formação da CRS que a empresa trouxe há oito anos para Portugal e o acesso dos mediadores imobiliários portugueses à NAR, a maior e mais prestigiada associação profissional do setor, que foi viabilizado este ano na sequência do acordo assinado entre a UCI e a NAR.

Além do patrocínio oficial da UCI, o IMOCIONATE iTEC contou com o apoio da APEMIP e com o patrocínio da RE/MAX, da ERA, da ComprarCasa e do idealista. A KW foi parceiro do evento, que contou ainda com a Vitrine Media e a Amplified Creations como fornecedores. A XIMO foi o Patrocinador Tecnológico do evento e a Refood o parceiro social responsável.

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