Emídio Pinheiro substitui António Ferreira de Oliveira como vogal do conselho de administração da construtora portuguesa
Comentários: 0
Mota-Engil coloca ex-administrador da Sonangol e da CGD no topo da gestão
Photo by 贝莉儿 DANIST on Unsplash

O economista português Emídio Pinheiro, depois de passar pelas cúpulas da Sonangol Holdings e Indústria e da Caixa Geral de Depósitos (CGD), entra agora na administração da Mota-Engil, como vogal do conselho da construtora portuguesa. 

O gestor vai cumprir o mandato em curso, que termina no próximo ano e irá substituir no cargo António Martinho Ferreira de Oliveira, após este ter renunciado ao lugar no passado dia 31 de janeiro, segundo um comunicado enviado pela construtora à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"A Mota-Engil informa que o Sr. Eng.º António Martinho Ferreira de Oliveira apresentou, em 31 de janeiro, a renúncia ao cargo de vogal do Conselho de Administração desta sociedade", disse a construtora portuguesa em comunicado, acrescentando que que "em reunião de 12 de fevereiro do referido Conselho, foi deliberado cooptar para vogal, e para o mandato em curso (2018-2021), o Sr. Dr. Emídio José Bebiano e Moura da Costa Pinheiro".

Emídio Pinheiro fez parte do conselho de administração da CGD até 2016, de acordo com a imprensa. Antes disso foi presidente da comissão executiva do Banco de Fomento de Angola, quando o banco português detinha uma participação maioritária no capital social do BFA. Depois da sua saída da CGD, assumiu a gestão da Sonangol Holdings e Indústria, como administrador em setembro de 2017.

Licenciado em economia pela Universidade Católica Portuguesa, o novo gestor da Mota-Engil completou a sua formação com um MBA pela Universidade Nova e com uma formação avançada em gestão pela Kellogg School of Business da Northwestern University, nos Estados Unidos. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta