
Lisboa foi a cidade escolhida pela Amazon Web Services (AWS) – o serviço de “cloud” da Amazon – para instalar o seu primeiro escritório em território português. A gigante do comércio eletrónico quer dar mais apoio aos atuais clientes no país e captar novos, ajudando-os na migração para a “cloud” AWS.
“Estamos entusiasmados por abrir o nosso primeiro escritório AWS em Portugal», garante Miguel Alava, diretor da AWS para o Sul da Europa, citado pelo Jornal de Negócios. Com este novo escritório, a empresa passa a estar presente em 19 países europeus.
“A decisão de abrir oficialmente um escritório em Lisboa surge no seguimento de muitos anos a apoiar os clientes do país na sua adoção da cloud. Temos vindo a notar um interesse real por parte das empresas em Portugal, que pretendem arrancar com a AWS para inovar, reduzir os seus custos de TI [tecnologias de informação] e fazer crescer as suas organizações”, acrescentou o responsável.
A empresa já tinha manifestado a intenção de instalar escritórios em Portugal, mas faltava conhecer a cidade escolhida. A multinacional ainda ponderou a possibilidade de ir para o Porto, mas a opção acabou por recair sobre a capital. No registo das empresas no Portal da Justiça, a sucursal aparece como tendo a sua representação permanente no Edifício Atrium Saldanha, no centro de Lisboa.
A divisão de web services da Amazon fornece serviços de computing, armazenamento, redes, bases de dados, entre outros serviços informáticos, procurando ajudar as empresas a inovar e impulsionar o seu crescimento. Em Portugal, empresas como a EDP, o Grupo Impresa, a OutSystems, Feedzai e Uniplaces, entre outros, são clientes deste serviço.
Para o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a abertura de um escritório “reafirma a posição de Portugal na vanguarda digital e enquanto local atrativo para investir, confirmando a importância da cloud computing na digitalização de Portugal”.
Portuguesa WeDo vai ser parceira da “gigante”
A portuguesa WeDo Technologies, empresa do grupo Sonae, foi escolhida pela AWS para fornecer soluções tecnológicas de garantia de receitas e gestão de fraude e risco, conta ainda o Negócios.
A empresa vai fornecer o seu software patenteado RAID que será integrado na infraestrutura de "business support system" (BSS) baseada na "cloud" da AWS, o que permite "maior flexibilidade e escala", lê-se no documento que anuncia o acordo entre empresas.
A WeDo e a AWS vão também colaborar na área da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), que envolve aparelhos, edifícios e veículos com software incorporado, sensores e conexão à web.
Para poder comentar deves entrar na tua conta