Meio barco, meio edifício. Foi construído com madeira, terra crua, sabugo de cânhamo e cortiça, e está localizado em Bordéus.
Comentários: 0
Este incrível projeto de escritórios flutuantes tem ADN português
Escritórios Carmo Wood, França Carmo Wood

A portuguesa Carmo Wood acaba de inaugurar o seu projeto “mais inovador e desafiante de sempre” em França. Trata-se dos novos escritórios flutuantes em madeira que vão acolher a sede da Carmo France Agriculture e da Carmo France Structure en Bois, em Bordéus, na zona dos “Bassins à Flot”. O edifício foi construído com madeira, terra crua, sabugo de cânhamo e cortiça.

Ao todo são 600 metros quadrados (m2) de escritórios flutuantes, assentes numa barcaça de 30 metros por 11 metros, e que são, em si, uma atração turística e ponto de interesse para todos os que visitam esta região da cidade. Revestido com 2.000 postes de vinha Carmo Wood, que simbolizam os mais de 40 anos de história da marca no mercado agrícola em França, este novo espaço de trabalho está equipado com a mais recente linha de mobiliário de escritório da marca e ainda soalho em pinho marítimo, segundo se lê no comunicado da empresa.

Carmo Wood
Carmo Wood

Este é primeiro edifício flutuante existente em França e resulta de um investimento de 2 milhões de euros. “Pelo seu caráter inovador, a construção deste edifício envolveu a perícia e know-how de 14 empresas (entre Portugal e França), e uma multiplicidade de procedimentos administrativos, mas também um grande número de desafios técnicos, ambientais e estruturais”, lê-se no documento.

“Estamos muito felizes com este novo projeto que é motivo de orgulho para a Carmo Wood e para todas as empresas que a constituem e que estiveram envolvidas, mas também para Portugal. Continuamos a fazer a diferença, como há 40 anos, num mercado externo tão concorrencial como o mercado francês e a deixar bem claro que as empresas portuguesas podem e devem arriscar e desafiar-se a si próprias, dentro e fora de portas”, refere Jorge Milne e Carmo, presidente da Carmo Wood.

escritórios flutuantes
Carmo Wood

“A inovação inerente a este projeto não se ficou pelo desafio de construir uns escritórios flutuantes em madeira, com esta dimensão e nesta região. Este é também um projeto inovador do ponto de vista da sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores”, acrescenta Jorge Milne e Carmo. 

painéis solares
Carmo Wood

Com efeito, neste projeto híbrido, meio barco, meio edifício, o compromisso da Carmo Wood foi reduzir ao máximo o impacto ambiental através da utilização de materiais como madeira, terra crua, sabugo de cânhamo e cortiça. A imperativa emergência climática guiou as equipas no estabelecimento de recursos energéticos sustentáveis ​​através da instalação de 18 painéis fotovoltaicos e um sistema de refrigeração através da reciclagem da água dos “Bassins a Flot”. A acústica do edifício, o sistema próprio de renovação do ar, a fachada com vidro que permite a entrada de luz natural, a construção em madeira e os diferentes espaços de lazer dedicados aos colaboradores garantem o bem-estar de todos os colaboradores.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta