Comentários: 4
edifício de casas milionárias comprado por fundo participado pelo estado

A maior parte do património imobiliário de Portugal (60%) está nas mãos do Estado e da Igreja, por isso está isento do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI), revela o jornal I. Sublinhe-se que uma das medidas estabelecidas no acordo entre a "troika" e o governo prevê o aumento significativo do imi até 2012.

De acordo com o I, o aumento do imposto, que visa reforçar as receitas das câmaras municipais e desincentivar a compra de casas e o endividamento das famílias, vai penalizar os privados e deixará de fora a maioria do património imobiliário do país.

No caso de Lisboa, a Câmara, o exército e o patriarcado detêm cerca de 80% dos imóveis da cidade, estando isentas do imposto. Fontes da autarquia adiantaram, citadas pelo diário, que este imposto é cobrado pela autarquia e que não faz sentido pagá-lo a si própria.

Já o Ministério das Finanças referiu que "o património afecto ao Ministério da Defesa Nacional para fins militares integra o domínio público militar, que é o caso do exército", pelo que "a gestão desse património é da responsabilidade das entidades afectatárias". O ministério frisou ainda que "todos os imóveis inscritos na matriz, em nome do estado, estão isentos de imi, o que inclui os imóveis afectos ao Ministério da Defesa Nacional”.

Na mesma situação está o património imobiliário da Igreja. O patriarcado de Lisboa, através do Cónego Nuno Braz, disse ao jornal I que as igrejas e as residências patriarcais estão isentas deIMI ao abrigo da Concordata assinada em 2004 com o governo do então primeiro-ministro Durão Barroso.

Sublinhe-se que o acordo assinado entre a "troika" e o governo prevê a redução progressiva das isenções de IMI para quem compra casa pela primeira vez (os prazos actuais variam entre quatro e oito anos). Este ano começa ser pago o imi dos imóveis adquiridos em 2004.

Ver comentários (4) / Comentar

4 Comentários:

23 Maio 2011, 15:33

Boa tarde continuamos com o Português se 1ª 2ª e 3ª sò 40 ou 50% é que continuam a pagar o imi as avaliações baixam mas as finanças não o faz porquê,
assim estamos na mesma uns pagam para outros.

27 Maio 2011, 23:45

Só lamento estar inserido numa sociedade tão injusta, que permite aos legisladores leis tão aberrantes como esta, têm olhos, mas só vêm o própruio umbigo, têm ouvidos, mas dizem que o vento está travesso, têm boca, mas só para falarem de circunstância, somos +- dez milhões de pessoas, se todos cumpríssemos devidamente com todos os Impostos a prestação per capita seria muito mais suave, 50% da nossa população vive com uma carga fiscal atróz, em benefício dos outros 50%, que nada produzem para o desenvolvimento do país.
è insuportável.

29 Maio 2011, 14:38

é um pais de corruptos, pois as instituições onde há mais corruptos e que estão isentos imi, pois tambem se fossem avaliadas todas as casas com + de 30 seriamos muitos mais a pagar imi e então poderiam baixar a taxa , Legisladores/politicos/ padres são os mais corruptos

7 Julho 2011, 0:24

é uma injustiça 60% do territorio nacional ser dos estado e da igreja, e não pagarem imi. so mesmo em portugal, é fartar vilanagem.

Para poder comentar deves entrar na tua conta