Comentários: 0
Inquilinos têm de comunicar rendimento anual aos senhorios
autorizado

Os inquilinos que aleguem baixos rendimentos aquando da negociação da renda com os senhorios, acabando por beneficiar de aumentos reduzidos, terão de comunicar e provar anualmente que mantêm o mesmo nível de rendimento ou que, no caso deste aumentar, não ultrapassou o tecto que lhes permite ter a actualização controlada das renda. A garantia foi dada à Agência Financeira (AF) por Fonte oficial do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

Sublinhe-se que a nova Lei das Rendas, que se encontra na Assembleia da República, estipula que, no caso de contratos de arrendamento antigos, o senhorio dá início a um processo de negociação com vista à actualização da renda, propondo um valor. O arrendatário “pode invocar e comprovar que o seu agregado familiar tem um Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC) inferior a cinco Retribuições Mínimas Nacionais Anuais (RMNA)”, ficando o aumento de renda limitado, não podendo ultrapassar, por cinco anos, 25% do RABC do agregado familiar. Se o rendimento em causa for inferior a 500 euros mensais, o tecto é ainda menor: 10%, escreve a AF.

De acordo com a nova lei, quando o prazo dos cinco anos terminar, “ou no decurso do mesmo no caso de o rendimento do agregado familiar do arrendatário elevar-se para valores iguais ou superiores a cinco RMNA, a renda passa a poder ser actualizada nos termos gerais”.

Segundo a AF, os inquilinos terão de comunicar e provar anualmente ao senhorios os seus rendimentos, o que deverá acontecer sempre no mesmo mês da prova inicial, aquando da negociação da actualização da renda. quando terminar o período de cinco anos, reinicia-se o processo de negociação de renda.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta