
Um grupo de amantes de fotografia decidiu descobrir locais abandonados e captá-los na lente de uma câmara. Uma iniciativa que tem um ano e que conta com uma página no Facebook: In-va-são. “Comecei a perceber que alguns lugares abandonados, como fábricas e casas, seriam locais interessantes para se tirar fotografias e achei que era interessante convidar algum pessoal amigo”, explicou Sérgio Pereira, mentor da iniciativa.
Segundo o responsável, “cada invasão é única, cada espaço é diferente”. “Uma coisa que chama a atenção é o abandono das coisas. É o espelho de uma mentalidade, de uma forma de pensar”, referiu, em declarações à Rádio Renascença.
Sérgio Pereira adiantou ainda que “a maior parte dos locais invadidos são fábricas, porque as fábricas têm histórias lá dentro que necessitam ser contadas, necessitam ser resgatadas”. “Possuem muita informação do ponto de vista artístico, estético, científico, do património. Tudo o que se possa imaginar”, adiantou.
Sublinhe-se que o grupo In-va-são já tem pronta uma primeira exposição fotográfica, que tem como objetivo, precisamente, chamar a atenção da degradação dos edifícios abandonados e da necessidade do seu resgate histórico. “Desperdições” é o nome da mostra, que vai ser inaugurada dia 18, no espaço Mira Forum, no Porto.
Para poder comentar deves entrar na tua conta