Ocupação ilegal de imóveis: Marcelo promulga agravamento de penas
Um mês depois de ter passado no crivo do Parlamento, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa deu luz verde ao decreto que agrava as penas por ocupação ilegal de imóveis.
Interior de prédio devoluto e vazio desabou em Lisboa
Parte do interior de um prédio devoluto e emparedado há vários anos na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, ruiu na tarde deste domingo (23 de abril de 2023), sem causar feridos. Em causa está um imóvel que salta à vista devido aos seus desenhos e inscrições de arte urbana.



Esta casa abandonada foi transformada - e agora é moderna e criativa
A the Tree House - a Casa da Árvore, na língua portuguesa - é uma casa de férias localizada na região serrana de Atibaia, a cerca de 80 km ao norte de São Paulo, Brasil.
Assim é a casa mais isolada do mundo: uma construção de 1930 na Islândia
Numa pequena ilha na costa sul da Islândia está a casa mais isolada do mundo. A casa foi construída em 1930 e está localizada em Elliðaey, num terreno que faz parte das 18 ilhas que compõem o arquipélago Vestmannaeyjar.
A “beleza do decadente”: jovem fotografa incríveis sítios abandonados
Lugares mágicos, insólitos, mas também inquietantes. Por que é que os locais abandonados suscitam tanto interesse? Desde profissionais a curiosos, a “moda” de fotografar casas, castelos, palácios, igrejas, fábricas ou escolas do antigamente veio para ficar.
Portugal tem 730 mil casas vazias e abandonadas
Há 730 mil casas vazias e abandonadas em Portugal. E, apesar de ser um fenómeno que atinge todas as capitais de distrito, Lisboa e Porto lideram a lista. Em causa está um inventariado da Federação Europeia das Organizações Nacionais que Trabalham com Sem-Abrigo (Feantsa), confirmado por dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Investigadores e ativistas da habitação alertam para a possibilidade da tendência disparar com a pandemia da Covid-19.



A incrível transformação de uma casa de campo abandonada no sul de França
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E na galeria de hoje mergulhamos no interior de uma casa verdadeiramente impressionante. O estúdio de arquitetura XM converteu uma quinta onde era impossível viver, situada no Sul de França, numa maravilhosa casa de campo.



Da beleza ao abandono: velhos pianos esquecidos em mansões europeias
O artista francês Romain Thiery apresenta no seu novo trabalho "requiem pour pianos" uma série de fotografias de mansões abandonadas na Europa, com foco nos velhos pianos deixados para trás, deixados ali de propósito, diante da impossibilidade de movê-los, evocando um passado onde tiveram uma vida e
Empordef em vias de vender antigas vivendas das OGMA, em Alverca, à autarquia
Situadas junto à Avenida Infante D. Pedro, em pleno centro da cidade de Alverca, as 12 antigas vivendas das OGMA estão em vias de mudar de mãos. As moradias, propriedade do Estado e geridas pela Empordef (Empresa Portuguesa de Defesa), estão praticamente abandonadas há mais de 20 anos, com a maioria em avançado estado de degradação, estando previsto para breve o acordo de compra por parte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Prédios vazios ou degradados no centro de Lisboa vão pagar IMI seis vezes mais alto em 2020
Santa Maria Maior, São Vicente, Campo de Ourique, Estrela, Santo António, Campolide e Misericórdia são as freguesias da capital com maior pressão urbanística.



O triste declínio de uma cidade (antes) gloriosa: fotos de casas abandonadas em Chester
Houve um tempo em que Chester, a maior cidade do condado de Delaware, e também a mais antiga da Pensilvânia, era considerada uma “boom town” (uma cidade em expansão). A verdade é que apesar das glórias do passado, Chester passou por momentos difíceis.



Eis o fiasco imobiliário das casas inspiradas nos castelos da Disney na Turquia
Ao longe, o complexo de Burj Al Babas, na Turquia, poderia confundir-se com uma maquete de casas em miniatura. A verdade é que esta “mágica” urbanização, composta por 700 casas inspiradas nos castelos da Disney, tornou-se num colossal fiasco imobiliário. O complexo, avaliado em 175 milhões de euros, está “às moscas”.



Lugares espetaculares (mas abandonados) espalhados pelo mundo
O abandono tem um lado misterioso e uma beleza que encanta as pessoas que se dedicam a contemplar os lugares esquecidos pela passagem do tempo. Hoje apresentamos-te o “This Must Be The Place”, uma coleção de fotografias de casas abandonadas pelo mundo registadas pelo artista plástico Brendon Burton.
Sim, esta casa “a cair aos bocados” foi vendida por quase um milhão de euros...
Não é surpresa para ninguém que os preços praticados em Silicon Valley, São Francisco (EUA), estão a atingir níveis estratosféricos. Mas o valor pelo qual esta casa foi vendida é, no mínimo, surpreendente. Trata-se de uma casa abandonada e completamente destruída por um incêndio que foi vendida por quase 800.000 euros.



Uma joia arquitetónica abandonada nas profundezas da Rússia
Entre Suda e Chukhloma, a cerca de 340 quilómetros de Moscovo (Rússia), encontra-se uma região pitoresca nas margens do rio Vigi. Falamos de Pogorelovo, uma povoação que existe desde o século XVII e que está praticamente deserta.
Portugal é o segundo país da Europa que tem mais casas vazias
Portugal tem casas de sobra. O problema? Não estão nas zonas onde há mais procura. Depois de Espanha, Portugal é o segundo país europeu com mais casas devolutas. Em 20 anos, construíram-se em média 80.000 casas por ano. Quer isto dizer que a cada cinco minutos nascia uma casa, que pode estar agora ao abandono.



Gudym: a cidade soviética fantasma que foi centro de experiências nucleares durante a Guerra Fria
Das cidades da era soviética, Gudym, na Rússia, é certamente uma das mais sinistras. Utilizada como centro de armazenamento de ogivas nucleares e de testes militares, a sua existência foi mantida em segredo durante décadas. Só muito recentemente surgiram imagens desta aldeia, agora abandonada.



A “cidade fantasma” no Canadá repleta de casas de luxo que os ricos abandonaram
A zona de High River era conhecida por ser uma das mais endinheiradas da região de Calgary, no Canadá. Estava repleta de casas luxuosas e os seus donos eram multimilionários. Um cenário que mudou radicalmente em 2013, quando esta região foi assolada por fortes cheias. Estas mesmas mansões ficaram ao abandono e High River passou a ser uma espécie de “cidade fantasma”.



“Triângulo das Bermudas” imobiliário: o bairro operário de Liverpool onde só vive uma família
No triângulo formado pelas ruas Garrick, Smithdown e Webster, em Liverpool, há cerca de 200 casas unifamiliares com o típico estilo vitoriano inglês. Pequenas mas funcionais, são residências destinadas à classe operária que há mais de quatro décadas se mudou para as grandes cidades industriais britânicas. Atualmente, estas ruas e casas estão vazias e nesta zona apenas vive Lynda Hunter e o marido George.



O sonho impossível de um espanhol na Austrália que foi devorado pela selva
O espanhol José Paronella tinha um sonho. Em 1913 abandonou a Catalunha com destino à Austrália para enriquecer e poder casar com a sua amada Margarita. Durante 11 anos trabalhou arduamente. Começou por cortar cana de açúcar, mas depressa comprou uns hectares e tornou-se ele próprio produtor. Foi proprietário de várias fábricas e construiu um império. Vendeu tudo o que tinha em 1924 e regressou a Espanha.



10 edifícios abandonados nos quais não te atreverias a por um pé...
O fotógrafo e “youtuber” Dan Bell é apaixonado por edifícios abandonados. E pelas histórias de terror também deverá ser... Só assim se pode explicar que tenha “andado” mais de nove meses a “passear” pelas zonas rurais dos EUA à procura dos imóveis mais sombrios do país. Sozinho, e por vezes de noite, filmou casas, hotéis e centros comerciais devolutos e colocou o resultado da experiência no seu canal do Youtube.



Assim se transformam casas abandonadas em obras de arte
Ian Strange não é um escultor “profissional”. Não trabalha pedra, metal ou cerâmica. Muito menos madeira ou materiais plásticos. Para criar as suas obras-primas usa “como base” edifícios abandonados. Os trabalhos deste artista australiano exploram a arquitetura, o espaço e o sentido da palavra “lar”. Por exemplo, cobre um imóvel semidestruído com 600 m2 de papel dourado onde há um grande buraco na fachada ou derruba-lhe as paredes para que se encha de luz e pareça uma casa de vidro.



A atmosfera mágica de uma vila de pescadores abandonada e coberta de nevoeiro na Hungria
A apenas alguns quilómetros da sempre agitada Budapeste (Hungria) há um lugar invadido por nevoeiro onde reina o silêncio e onde o tempo parece ter parado para sempre. Esta pequena vila de pescadores abandonada está localizada junto a um lago na localidade de Szödliget e foi captada pela objetiva do fotógrafo eslovaco Viktor Egyeg, que retratou a atmosférica mágica do local.



Mansões abandonadas: entre a beleza e o terror
Durante dois anos, a fotógrafa italiana Eleonora Costi viajou pelo país à procura de casas abandonadas. Assim nasceu o projeto “Abandonded H.Ell”, um passeio pelas outrora mansões de luxo dos latifundiários que hoje estão esquecidas e em ruínas. Descobri-las significa ficar dividido entre a beleza dos antigos ornamentos clássicos e o terror que emana dos seus espaços vazios que ainda conservam objetos dos seus ex-donos.



Casas que a crise não deixou ser casas (fotos)
A construção foi um dos setores mais afetados pela crise. A construção de casas novas abundou e virou moda no país até à chegada da “Troika”, em 2011, depois parou. Agora reabilitar é o que está a dar. Pelo meio, Portugal ficou inundado de casas que nunca chegaram a ser casas. São muitos os edifícios que não foram concluídos e que mesmo terminados ficaram vazios, porque não tiveram dono.