A mãe de José Sócrates começou a vender as suas casas no dia a seguir às eleições. E foi o amigo do ex-primeiro-ministro, Carlos Santos Silva, que também está detido preventivamente, que comprou todo o património de Maria Adelaide Monteiro, menos uma casa de forno em Alijó com 30 metros quadrados.
É um prédio modesto junto à linha de comboio, construído nos anos 60. Fica em Agualva-Cacém e todos os apartamentos têm três assoalhadas. "São casas pequenas", diz uma das moradoras, admirada com a visita do Expresso. Não sabia que durante anos o primeiro esquerdo e o segundo esquerdo foram propriedade da mãe do ex-primeiro-ministro José Sócrates.
"No segundo esquerdo vivem uns inquilinos há muito tempo, mas não estão cá. E o primeiro esquerdo está vazio." O andar de baixo foi o primeiro dos três imóveis que Maria Adelaide Monteiro vendeu a Carlos Santos Silva, o amigo de infância do filho, escreve ainda o Expresso.
No início deste ano, o Correio da Manhã noticiava que Maria Adelaide vendeu os três imóveis entre 2011 e 2012 e que o empresário Carlos Manuel dos Santos Silva, da Covilhã, desembolsou 775 mil euros.
O jornal dizia então que a venda mais lucrativa foi a do apartamento na freguesia de Santo António, na Rua Braamcamp em Lisboa, no mesmo edifício do filho, o Heron Castilho, por 600 mil euros - o imóvel está avaliado pelas Finanças em 259 950 euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta