
A procura por casas mais caras continua a aumentar em Portugal, sobretudo, devido a uma alteração do perfil de quem está a investir na compra de habitação. Como consequência, os preços estão a disparar e há zonas, como o Chiado em pleno coração de Lisboa, onde os imóveis chegam a valorizar 150%.
A conclusão é de um estudo da rede imobiliária Century 21 e do Confidencial Imobiliário (empresa fornecedora de dados para os profissionais do setor), citado pelo Expresso, que aponta para um crescimento de 40% no valor médio dos imóveis transacionados no ano passado no país.
Em 2013, um apartamento T3 no Chiado custava aqui cerca de 300 mil euros e hoje o preço facilmente vai até um milhão de euros, segundo Ricardo Sousa, CEO da Century 21, em declarações ao semanário.
Na zona histórica do Castelo de São Jorge, também na capital portuguesa, a situação é semelhante. Ainda que a média dos imóveis transacionados (e que inclui casas usadas e reabilitadas) se situe em pouco mais de 184 mil euros, há apartamentos T3 reabilitados a serem vendidos por 600 mil euros que em 2013 estavam abaixo dos €300 mil, diz o mesmo responsável.
Porto valoriza 25%
No Porto a variação de um ano para o outro também chegou aos 25%, um pouco mais do que cidades como Guimarães (cuja subida se situou nos 22%, ainda assim com preços de imóveis mais modestos, com uma média a rondar os 68 mil euros).
No Algarve, a principal subida foi em Tavira (26%). Ainda assim, a pequena cidade algarvia conta com casas com preços semelhantes aos de Faro, à volta dos 66 mil euros.
Mais impressionantes são os valores registados por este estudo em Albufeira, habitualmente mais conhecida pelo mercado turístico. A subida de 11% verificada em Albufeira fez com que os preços em 2014 se situassem numa média de 138 mil euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta