Comentários: 0

O Convento de Jesus, em Setúbal, esteve de portas fechadas 23 anos. Agora, após concluída a primeira fase das obras de recuperação, que decorreram sobretudo na ala poente do edifício, vai reabrir ao público, o que acontecerá amanhã.

Em causa está um monumento nacional construído no final do século XV. Foi no Convento de Jesus, por exemplo, que foi ratificado o Tratado de Tordesilhas, em 1494, quatro anos após a sua inauguração.

Segundo a TSF, a recuperação do convento custou cerca de 3,6 milhões de euros, sendo que as obras de restauro estiveram a cargo do arquiteto Carrilho da Graça. A Câmara Municipal de Setúbal espera que a próxima fase, que inclui a recuperação da igreja de Jesus, esteja concluída dentro de dois anos.

[Está a ser] devolvida ao país uma parte da sua história”, disse a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira. “Há 23 anos a Secretária de Estado Teresa Patrício Gouveia começou por fazer uma pequena intervenção. Depois o Governo caiu e isso acelerou a degradação. Sucederam-se os governos e mais ninguém tocou nisto”, explicou.

Já Pedro Pina, vereador da Cultura da câmara de Setúbal, revelou que o Convento de Jesus vai ser “um espaço dinâmico”, onde as pessoas podem encontrar um “espólio único”, como a pintura “Bocage e as Musas de Fernando Santos” ou o “valioso Calvário-Cristo Crucificado, Nossa Senhora, São João e Santa Madalena”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta