Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado de arrendamento

Todas as informações sobre o mercado de arrendamento em Portugal. Incluído notícias sobre o mercado de arrendamento de Lisboa ou do Porto ou sobre o mercado de arrendamento social, publicadas em idealista.pt/news.

Casas para arrendar com opção de compra

Casas para arrendar com opção de compra

O arrendamento com opção de compra é uma solução cada vez mais utilizada por quem procura uma casa. Com esta possibilidade, arrendas um imóvel por tempo determinado e decides mais tarde se queres comprá-lo. Esta opção beneficia o vendedor e o comprador. E já são vários os imóveis que podes adquirir desta forma em todo o país.

Notícia sobre:

Habitação vitalícia com luz verde: como funciona e porque desagrada a senhorios e inquilinos

Ter uma casa para toda a vida sem ter de a comprar já vai ser possível. O Governo aprovou o anunciado Direito Real de Habitação Duradoura (DHD), como uma solução para a atual crise na habitação, mas o modelo parece não agradar a inquilinos nem senhorios. Afinal, o que está em causa?

Notícia sobre:

Assédio no arrendamento: inquilinos e proprietários insatisfeitos com a lei

A lei que proíbe e pune o assédio no arrendamento não agrada a "gregos nem a troianos". Os inquilinos sentem que "continua a haver uma pressão muito grande" e os proprietários contestam o "caráter unilateral" da lei.

Notícia sobre:

As freguesias de Lisboa e Porto com as rendas mais altas

O valor mediano das rendas em Portugal subiu 9,3% num ano, em 2018 face a 2017. Conclui-se, portanto, que é cada vez mais caro arrendar casa no país. Estas são as freguesias mais caras de Lisboa e Porto.

Notícia sobre:

“Arrendamento é pouco profissionalizado e pouco transparente”

O negócio da Century 21 cresceu 17% em 2018, mas sobretudo alimentado pelas vendas de imóveis. As operações de arrendamento caíram 60%, em linha com a tendência de mercado.

Notícia sobre:

Observatório para o arrendamento já está criado - falta regulamentar

Foi publicada em Diário da República a lei que cria o Observatório da Habitação, do Arrendamento e da Reabilitação Urbana (OHARU), para o acompanhamento do mercado de arrendamento urbano nacional. A nova entidade não entrará de imediato em funcionamento, uma vez que terá de ser regulamentada pelo Governo – tem 120 dias para o fazer.

Notícia sobre:

Senhorios já entregaram 39.021 declarações de renda ao Fisco

Os senhorios dispensados de emitirem recibo eletrónico de renda já fizeram chegar 39.021 declarações anuais ao fisco. O prazo de entrega do Modelo 44 termina na próxima quinta-feira (31 de janeiro de 2019).

Notícia sobre:

Tribunal de Contas recusa visto prévio a projeto de renda acessível em Lisboa

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto prévio ao projeto de renda acessível da Câmara Municipal de Lisboa (CML) previsto para a rua de São Lázaro. A autarquia já anunciou que vai recorrer da decisão.

Notícia sobre:

Como querem viver as novas gerações?

A geração dos millennials não quer ter coisas, mas quer ter e viver mais experiências. Preferem uma vida mais flexível (partilhar em vez de possuir) que veio desafiar a economia e as empresas. Como querem viver? Preferem arrendar a comprar? Como olham para as novas soluções de habitação? O co-living é uma boa hipótese?

Notícia sobre:

Contratos de arrendamento em vigor sem desconto imediato no IRS

Já entrou em vigor o diploma que dá benefícios fiscais em sede de IRS aos senhorios. Mas, afinal, não há boas notícias para todos. Quem tiver um contrato de arrendamento em vigor, por vários anos, só vai poder aceder aos benefícios previstos na lei depois da renovação do mesmo.

Notícia sobre: