Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado de arrendamento

Todas as informações sobre o mercado de arrendamento em Portugal. Incluído notícias sobre o mercado de arrendamento de Lisboa ou do Porto ou sobre o mercado de arrendamento social, publicadas em idealista.pt/news.

Gtres

Inquilinos de Nova Iorque vão deixar de pagar comissões às imobiliárias

Notícia sobre:

Rendas antigas congeladas (outra vez) até 2022 – regime transitório acabava este ano

Os senhorios vão ficar sem poder subir as rendas antigas por mais dois anos. Em causa está uma proposta do PS, incluída no Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), que vem alargar até 2022 o período de transição que estava em vigor – e que terminava este ano – para os proprietários com contratos anterior a 1990.

Notícia sobre:

Câmara do Porto vai lançar sorteio para 15 casas com renda acessível na Sé

A Câmara do Porto vai sortear 15 casas com renda acessível no centro histórico da cidade. Os fogos estão totalmente reabilitados e prontos a habitar, mas nem todos serão elegíveis para concurso. "Terão mais hipóteses de sucesso os agregados jovens, com crianças e com rendimentos mais baixos”, segundo a autarquia. 

Notícia sobre:
Casas para arrendar com opção de compra

Casas para arrendar com opção de compra

O arrendamento com opção de compra é uma solução cada vez mais utilizada por quem procura uma casa. Com esta possibilidade, arrendas um imóvel por tempo determinado e decides mais tarde se queres comprá-lo. Esta opção beneficia o vendedor e o comprador. E já são vários os imóveis que podes adquirir desta forma em todo o país.

Notícia sobre:

Lei da habitação vitalícia entra hoje em vigor

A partir de hoje já vai ser possível ter uma casa para toda a vida sem ter de a comprar. O Direito Real de Habitação Duradoura (DHD) já foi publicado em Diário da República e permite que os inquilinos vivam de forma permanente e vitalícia numa habitação, mediante o pagamento ao proprietário de uma caução inicial e de uma prestação mensal.

Notícia sobre:

Marcelo promulga diploma da habitação vitalícia, mas tem “dúvidas” sobre o seu sucesso

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma do Governo que cria o Direito Real de Habitação Duradoura (DHD). Ter uma casa para toda a vida sem ter de a comprar já vai ser possível, ainda que o chefe de Estado tenha “dúvidas" sobre o sucesso da medida e sobre os “efeitos colaterais da definição de morador”.

Notícia sobre:

Um pequeno apartamento em Lisboa e Madrid ou um “casarão” em Génova: o que se pode arrendar por 1.000 euros/mês

O mercado de arrendamento está ao rubro em Portugal, com os vários intervenientes do setor a reclamarem mais oferta para combater os elevados valores pedidos pelos senhorios. Com 1.000 euros por mês é possível arrendar uma casa de 65 metros quadrados (m2) em Lisboa, uma de 52 m2 em Milão ou uma de 124 m2 em Granada, segundo um estudo realizado pelo idealista/data.

Notícia sobre:

10.000 casas com rendas acessíveis para a classe média - a nova promessa do Governo

O primeiro debate do novo Governo no Parlamento trouxe para cima da mesa o problema da habitação. Para dar resposta a esta necessidade, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Estado vai disponibilizar mais de 10.000 casas com rendas acessíveis em todo o país.

Notícia sobre:

Helena Roseta defende nova lei das rendas: a atual está “ultrapassada” e “cheia de botox”

A ex-deputada independente eleita pelo PS, Helena Roseta, veio defender a criação de uma nova lei das rendas. A arquiteta diz que o atual regime de arrendamento urbano “está ultrapassado” e “cheio de botox”.

Notícia sobre:

Estudantes de Coimbra pagam 207 euros por um quarto por mês, mais 9% que há um ano

Arrendar um quarto privado em casa partilhada em Coimbra custa em média 207 euros por mês, mais 17 euros (9%) que em 2018. Trata-se, ainda assim, de um valor bem mais baixo face ao praticado em Lisboa e Porto: 400 euros e 299 euros, respetivamente.

Notícia sobre: