Oferta de casas para arrendar

Arrendar casa em Portugal: oferta dispara 81% no início de 2024

O arrendamento em Portugal está a passar por um ponto de viragem. Este mercado tem vindo a ser caracterizado pela falta de oferta de casas para arrendar. Mas os dados mais recentes do idealista, editor desta newsletter, revelam que o stock do parque habitacional português disponível para arrendar disparou 81% no primeiro trimestre de 2024 face ao mesmo período de 2023. Por detrás deste aumento expressivo da oferta de casas para arrendar no país podem mesmo estar algumas medidas do Mais Habitação, em vigor há seis meses, entre outros fatores.
Procura de casas para arrendar em Portugal

Arrendamento: há 34 famílias interessadas por cada casa anunciada

O mercado de arrendamento em Portugal continua a atrair famílias. A procura de casas para arrendar continua elevada, numa altura em que comprar casa continua a ficar mais caro e os juros no crédito habitação e o custo de vida permanecem altos, apesar de haver indícios de que as taxas Euribor possam descer de forma mais expressiva a partir junho depois de o Banco Central Europeu (BCE) aliviar a sua política monetária, devido a uma estabilização da inflação. É isso que mostra a análise dos dados do idealista (editor deste boletim): embora as rendas tenham subido 16,2% no último ano, os anúncios de casas para arrendar no idealista receberam, em média, 34 contactos no primeiro trimestre de 2024, antes de serem retirados. No entanto, o número de contactos por anúncio de casas para arrendar diminuiu 33% face ao mesmo período de 2023.
Preço das casas em Portugal

Comprar ou arrendar casa em Portugal: preços vão descer em 2024?

As famílias em Portugal continuam a precisar de casas para viver. Mas o atual contexto económico incerto retraiu a mudança de casa em 2023, tendência que desacelerou o aumento dos preços das casas para comprar ou arrendar. Mas será que em 2024 vai continuar a assistir-se a uma menor subida dos custos da habitação? Ou poderá mesmo haver uma descida nos preços das casas? Foi isso mesmo que o idealista/news procurou saber junto de profissionais do imobiliário, que não acreditam que haja uma correção acentuada dos preços das casas em Portugal. Isto porque, para que isso fosse possível, seria preciso aumentar - e muito - a oferta de casas para comprar e arrendar no país, algo que o Mais Habitação, tal como está, não será capaz de fazer. Resta agora saber se o novo Governo de Montenegro, que tomou posse a 2 de abril, vai alterar ou não este pacote para que haja um maior dinamismo na construção de casas em Portugal.
Estrangeiros a comprar casa em Portugal

Estrangeiros procuram menos habitação com fim dos vistos gold e RNH

Os últimos meses foram marcados por mudanças profundas nos incentivos fiscais destinados aos cidadãos estrangeiros em Portugal: os vistos gold para investimento imobiliário terminaram em outubro e o regime para Residentes Não Habituais (RNH), nos antigos termos, acabou em 2024. O fim anunciado destes benefícios fiscais coincide com um arrefecimento na procura internacional de casas à venda no final de 2023, sobretudo pelos norte-americanos. E, no mesmo período, também se observou uma diminuição do interesse estrangeiro em arrendar casa em Portugal, tal como sugerem os dados do idealista/data. Mas, apesar desta menor atração, os estrangeiros continuam a representar mais de 22% do total da procura de casas para comprar e arrendar no nosso país.
Taxa de esforço de comprar ou arrendar casa

Comprar ou arrendar casa em Portugal: taxa de esforço dispara em 2023

As casas para comprar e arrendar em Portugal continuaram a ficar mais caras em 2023. E embora o ritmo de subida do custo da habitação tenha abrandando em algumas cidades, a verdade é que continuaram a crescer a maior velocidade do que os salários das famílias. Em resultado, a taxa de esforço para comprar ou arrendar casa subiu no último ano em praticamente todas as capitais de distrito portuguesas, de acordo com um estudo realizado pelo idealista. O esforço exigido para arrendar casa em Portugal aumentou dezanove pontos percentuais (p.p.), passando de 62% no quarto trimestre de 2022 a 81% no quarto trimestre de 2023. Já na compra de casa, a taxa de esforço nacional aumentou 14 pontos, passando de 57% para 71% entre estes dois momentos.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal ficou 20,4% mais caro em 2023

O mercado de arrendamento foi encarado como um “refúgio” ao longo de 2023, numa altura em que comprar casa se tornou mais difícil, quer pela subida dos preços das habitações e dos juros nos créditos, quer pela perda de poder de compra por via da inflação. Mas a oferta de casas no mercado de arrendamento não acompanhou a dinâmica da procura, gerando uma subida dos preços das casas para arrendar em Portugal de 20,4% em 2023, tendo em conta os dados de dezembro de 2023 e do mesmo mês do ano passado. Assim, arrendar casa tinha o custo mediano de 15,5 euros por metro quadrado (euros/m2) no final de dezembro, segundo revela o índice de preços do idealista. Já em relação à variação mensal, a subida da renda da casa foi de 0,8% e a trimestral de 0,9%.
Renda das casas em Portugal

Arrendar casa em Portugal ficou 7,1% mais caro entre julho e setembro

O custo mais elevado do crédito habitação e a perda do poder de compra por via da inflação estão a aumentar a procura de casas para arrendar em Portugal. Já a oferta de habitações neste mercado tem vindo a diminuir, seja pelas elevadas cargas fiscais, seja devido à incerteza gerada pelo Mais Habitação e pelos novos travões na atualização das rendas que estão a ser estudados pelo Governo socialista de António Costa. Todo este cenário tem pressionado os preços das casas para arrendar em Portugal, que apresentaram uma subida de 7,1% no terceiro trimestre de 2023 face ao trimestre anterior (a variação mensal foi de +0,6%). Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo mediano de 15,5 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de setembro.