Crise na habitação em Espanha

Governo espanhol adia Plano de Habitação e mantém moratória antidespejos

Tal como acontece em Portugal, o final de 2025 foi agitado em Espanha no que diz respeito a notícias relacionadas com o setor imobiliário, nomeadamente no segmento residencial, tendo o último Conselho de Ministros do ano aprovado várias medidas nas áreas dos transportes e da economia social e deixado de fora o Plano de Habitação 2026-2030. Foi ainda prolongada uma moratória antidespejos.
Heranças indivisas

Mediação imobiliária, despejos e heranças indivisas: mudanças só em 2026

Esta semana, o Governo de Montenegro apresentou ao Parlamento um vasto pacote fiscal para enfrentar a crise de acesso à habitação, com várias alterações desde a redução do IVA na construção de casas à revisão do simplex de licenciamentos urbanísticos. Mas promete não ficar por aqui. No início de 2026, vai trazer mais novidades e mudanças sobre a regulação da mediação imobiliária, despejos e heranças indivisas, tal como revelou Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro.
Despejos em Portugal

Despejos em Portugal aumentam 14% num ano

Entre janeiro e maio deste ano, o número de despejos em Portugal aumentou 14% em termos homólogos, havendo ainda milhares de processos a decorrer em tribunal. Em causa estão dados (alarmantes) divulgados pela Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ).
Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

Rendas em Espanha: Governo trava despejos por incumprimentos

O Governo espanhol voltou a dar luz verde ao chamado "decreto ómnibus", que foi rejeitado pelo Plenário do Congresso dos Deputados na semana passada. O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou que o Conselho de Ministros aprovou um novo decreto-lei régio, que inclui medidas como a reavaliação das pensões, as ajudas ao transporte e a suspensão dos despejos por falta de pagamento de rendas, depois de ter chegado a acordo com o partido catalão Junts.
Restaurantes na Costa de Caparica

Restaurantes da Caparica com ordem de despejo – entre eles "O Barbas"

Os concessionários de mais de 20 de restaurantes da Costa de Caparica começaram a ser notificados pela Câmara Municipal de Almada (CMA), em novembro e dezembro do ano passado, para deixarem as instalações no prazo de dez dias. António Ramos, mais conhecido por “Barbas do Benfica” e dono do “O Barbas”, foi um deles. 
despejos

Mais Habitação: despejos mais simples e rápidos no final do ano

O Parlamento prepara-se para dar luz verde a um conjunto de medidas do pacote Mais Habitação apresentado pelo Governo no arranque do ano. O documento introduz, por exemplo, várias alterações às ordens de despejo, que vão passar a ser mais simples e rápidos. Com as novas regras, os inquilinos vão passar a ter 30 dias para desocupar as casas depois de proferida uma decisão favorável ao senhorio.
Benefícios para proprietários

Proprietários com novos incentivos para colocar casas a arrendar

Tornar o mercado de arrendamento mais atrativo e dar mais confiança aos proprietários faz parte da estratégia do Governo para ajudar a aumentar o número de casas para arrendar no mercado. Para isso, o Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, dia 16 de fevereiro de 2023, um conjunto de medidas orientadas para os senhorios, entre as quais a redução em três pontos percentuais, de 28% para 25%, a taxa autónoma que incide sobre os rendimentos de rendas. Por outro lado, o Estado compromete-se a pagar a renda aos proprietários e a gerir os despejos, em casos de incumprimentos.
Governo quer acabar com travão nos despejos

Governo quer acabar com travão ao despejo de quem não tem para onde ir

O Governo quer acabar com o travão legal que, desde março de 2020, mês marcado pela chegada da pandemia da Covid-19 a Portugal, tem permitido a famílias com ordem de despejo permanecer excecionalmente na habitação onde moram. Em causa está uma proposta que já foi apresentada pelo Executivo à Assembleia da República, que visa revogar a medida. 
Primeira-ministra da Escócia

Escócia congela rendas e proibe despejos até à primavera

O governo escocês, à semelhança de outros países, como Portugal, aprovou um decreto de emergência para lidar com o aumento do custo de vida devido à inflação e às consequências económicas da guerra na Ucrânia. Entre as medidas que serão aplicadas até março do próximo ano, está estabelecido um veto temporário sobre despejos habitacionais e o congelamento da renda das casas, tanto na habitação pública como no mercado livre.
inflação familiar

PCP pede ao Governo para travar subida das rendas e despejos

O PCP pediu, esta quarta-feira (dia 17 de agosto de 2022), a intervenção do Governo para travar a atualização das rendas - devido à alta inflação, que afeta os salários reais e o poder de compra - proteger as famílias da denúncia de contratos de arrendamento e suspender a execução dos cont
PCP quer suspender despejos e hipotecas

PCP quer suspender despejos e hipotecas até 2023

O PCP entregou esta segunda-feira (25 de julho de 2022) no Parlamento um projeto-lei que propõe suspender durante este ano e o próximo a denúncia de contratos de arrendamento de imóveis que sejam morada principal e a execução de hipotecas de habitações permanentes.
Despejos em casas da Câmara de Lisboa

Lisboa: há 800 casas da Câmara ocupadas ilegalmente

Cinco famílias que moravam no Bairro Carlos Botelho, na zona das Olaias, em Lisboa, foram retiradas recentemente das casas que ocupavam de forma irregular. A Gebalis, empresa que gere a habitação municipal, foi acusada pelos moradores de despejar as pessoas “de um dia para o outro” e “sem qualquer tipo de diálogo”. A Gebalis respondeu, alegando que se tratava de situações de “ocupação abusiva”, e alertou para a existência de mais de 800 imóveis ilegalmente ocupados nos 66 bairros que estão sob sua gestão. Um número confirmado por Filipa Roseta, vereadora da Habitação.