Comentários: 0
Primeira casa: comprar ou arrendar?
autorizado

Artigo escrito pela equipa do ComparaJá.pt para o idealista/news.

Mais cedo ou mais tarde, faz parte da ordem natural dos acontecimentos sair de casa dos pais para uma casa própria, seja ela arrendada ou comprada. Esta decisão não deve, contudo, ser tomada de ânimo leve, pois constitui uma escolha que pode ter um grande impacto económico no teu futuro.  

Por exemplo: se comprar implica um maior investimento inicial, arrendar requer a cedência do controlo da propriedade a outra parte, geralmente um senhorio. Sabe-se de antemão que ter casa própria continua a ser a escolha predileta dos portugueses.

De facto, segundo os dados mais recentes do Eurostat, relativos a 2014, três em cada quatro portugueses têm casa própria (74,9%), colocando Portugal ligeiramente acima da média da União Europeia (70,1%). Por seu turno, quando se fala em arrendar casa, a instituição refere que estamos (também ligeiramente) abaixo da média europeia, com uma diferença de 25,1% para 29,9%.

1/3 das casas financiadas pelos bancos em 2015

O ano passado, foram impulsionados na compra de casa cerca de 12,4 mil milhões de euros, tendo apenas quatro sido financiados pelos bancos. O investimento direto dos particulares na compra dos restantes 2/3 foi, desta forma, o grande impulsionador do mercado imobiliário, que, em valor, cresceu 30%.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a aplicação de poupanças por parte de compradores nacionais, assegurando integralmente a compra ou assumindo uma fatia importante do valor de aquisição, representa a maioria desse investimento.

Sucintamente: os portugueses continuam a preferir ter casa própria, constituindo o mercado de arrendamento, geralmente, uma aposta maior nos segmentos jovem e famílias que não reúnem tantas condições para adquirir um imóvel.

Neste quadro, a decisão entre comprar ou arrendar a primeira casa depende de um variado leque de fatores, sempre com a tua estabilidade financeira atual e a situação macroeconómica do país como planos de fundo. Neste infográfico, da autoria do ComparaJá.pt, estão discriminados nove fatores-chave que vão ajudar-te a decidir

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade