Jovens a comprar casa em Portugal

Novas formas de habitar: como querem e podem viver os jovens?

A casa tem o poder de contar a nossa história, mas nem sempre é fácil, sobretudo, para os jovens portugueses, que têm hoje sérias dificuldades no acesso à habitação e em criar uma identidade própria, dados os altos preços, subida de juros, salários baixos e instabilidade laboral. Muitos vivem até tarde em casa dos pais e outros em casas partilhadas. Num momento em que novas políticas de habitação estão a nascer em Portugal, o idealista/news foi descobrir junto de especialistas como querem e podem viver os jovens e que alternativas têm na hora de procurar casa.
Ja há mais millennials proprietários que inquilinos nos EUA

Mais de metade dos Millennials dos EUA vive em casa própria

O cenário parece estar a mudar nos EUA. Pela primeira vez, mais da metade dos millennials possui uma casa, tendo a taxa de aquisição de habitação atingido 51,5% em 2022, segundo dados dos Censos dos EUA. Há ainda, contudo, uma grande franja da população millennial – pessoas nascidas entre 1981 e 1996 – que teme não conseguir comprar casa no país.
WTC Lisboa

“Classe média tem muita dificuldade em comprar ou arrendar casa”

“O problema da habitação em Portugal só é um problema porque os políticos portugueses querem que seja um problema”, as palavras são de Isaltino Morais, presidente da autarquia de Oeiras, que discursava na inauguração oficial do World Trade Center Lisboa (WTC), em Carnaxide, esta quarta-feira, dia 28 de setembro de 2022. O autarca endereçou “um abraço a todos” e muito particularmente àqueles que ali vão trabalhar, lamentando o facto de ainda não ser possível “responder às necessidades de habitação de todos aqueles que vêm para aqui viver”.
Só um quarto dos portugueses arrenda casa

Só um quarto dos portugueses arrenda casa

Ser inquilino ou proprietário? Em Portugal, ser proprietário. No resto do mundo? Ser também proprietário, segundo os resultados do estudo da RentCafé. Os dados mostram que apenas 25,2% dos portugueses escolhe arrendar casa. Ainda assim, não são os únicos. A Suíça é a grande exceção, já que 56,6% da população vive em casa arrendada.
Primeira casa: comprar ou arrendar?

Primeira casa: comprar ou arrendar?

Queres sair de casa dos teus pais e estás na dúvida entre comprar ou arrendar casa? Compreendemos o teu dilema, afinal está é uma escolha que vai ter grande influência na tua vida. Mostramos-te nove fatores-chave que vão ajudar-te a decidir.
Procura no arrendamento vai continuar a aumentar mas rendas não baixam

Procura no arrendamento vai continuar a aumentar mas rendas não baixam

As dificuldades de acesso ao crédito e a atual incerteza do contexto económico (maior desemprego e maior necessidade de mobilidade por questões profissionais) vieram dar um novo fôlego ao mercado de arrendamento que viu a procura aumentar dinamizando assim um setor que se encontrava estagnado.Em dec