
O preço das casas no Centro Histórico de Lisboa subiu 10% no segundo semestre de 2016 face ao semestre anterior, uma tendência que já se tinha verificado nos primeiros seis meses do ano, quando a valorização semestral tinha sido de 8%. No total do ano 2016, o preço dos imóveis subiu 19% quando comparado com o ano anterior.
Em causa estão dados da Confidencial Imobiliário (Ci) no âmbito do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa (IPCHL), área que integra as freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente.
“Esta tendência crescente verifica-se já há cinco semestres sem interrupção, resultando numa subida de 46% nos preços nos últimos dois anos (no acumulado entre segundo semestre de 2014 e o segundo semestre de 2016). Esta zona tem ainda valorizado a um ritmo mais elevado que a totalidade da cidade de Lisboa, que nos dois últimos anos apresentou uma valorização acumulada de 36% nos preços do imobiliário”, refere a Ci em comunicado.
Segundo a Ci, que é uma empresa especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado, detendo índices e bases de dados exclusivas sobre a oferta e vendas de fogos, foram transacionados no ano passado 2.267 imóveis no Centro Histórico de Lisboa, num volume de investimento ligeiramente acima dos 700 milhões de euros. “O volume apurado inclui a venda quer de prédios quer de frações, reabilitados ou por reabilitar, nas áreas de habitação, retalho e serviços”, explica a Ci.
Para poder comentar deves entrar na tua conta