Comentários: 0
Preço das casas sobe 5,6% num ano
GTRES

O preço das casas em Portugal Continental aumentou 5,6% em dezembro de 2016 face ao mesmo mês do ano anterior. Trata-se, ainda assim, de uma subida homóloga inferior à verificada no final do terceiro trimestre (7,5%). Este foi de resto o valor mais elevado dos últimos 15 anos. Em causa estão dados que constam no Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário (Ci).

“O índice de preços da Ci é calculado com base em vendas efetivas, traduzindo a realidade do mercado. E os resultados mostram que o crescimento dos preços se mantém robusto, sendo uma tendência já consolidada. Os preços sobem de forma quase ininterrupta há 18 meses, refletindo o aumento da procura. O que observamos é um alinhamento cada vez maior entre o desempenho efetivo do mercado e as perspetivas que nos são transmitidas pelos operadores que nele atuam, os quais estimam em torno dos 4% a valorização média anual dos preços das casas em Portugal”, disse em comunicado Ricardo Guimarães, diretor da Ci.

Os inquiridos no mais recente inquérito mensal produzido pela Ci e pelo RICS – o Portuguese Housing Market Survey (PHMS) de janeiro – apontam para um aumento de cerca de 4% no preço das casas nos próximos 12 meses, um patamar que também já tinha sido estimado para 2016. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade