
Preço das casas no Centro Histórico de Lisboa subiu 19% em 2016
O preço das casas no Centro Histórico de Lisboa subiu 10% no segundo semestre de 2016 face ao semestre anterior, uma tendência que já se tinha verificado nos primeiros seis meses do ano, quando a valorização semestral tinha sido de 8%. No total do ano 2016, o preço dos imóveis subiu 19% quando comparado com o ano anterior.

Preços das casas estão a subir em Portugal mas ainda são dos mais baixos da Europa
Portugal é um dos países europeus onde é mais barato comprar casa. O preço médio da habitação no país ronda os 1.963 euros por m2, tendo subido cinco pontos no ranking desde 2013, ano que este valor se situava nos 1.741 euros por m2. Em causa estão dados que constam num estudo da APEMIP, que se baseia em dados do portal imobiliário Property Guide.

Vendem-se mais casas em Portugal e preços disparam
Nos primeiros três meses do ano, o preço das casas aumentou 6,9% face ao mesmo período do ano passado. Trata-se da taxa mais elevada verificada desde o último trimestre de 2013, momento a partir do qual se iniciou um período de acréscimos sucessivos dos preços da habitação. De referir que também estão a ser vendidas mais casas, tendo sido transacionados 29.464 alojamentos no primeiro trimestre.

Preço das casas subiu 1,2% no primeiro trimestre
Os preços das casas em Portugal continental aumentaram 1,2% nos primeiros três meses de 2016 face ao trimestre anterior, segundo resultados provisórios que constam no Índice de Preços Residenciais Confidencial Imobiliário (Ci) referentes a março.

Em dez casas vendidas, duas são novas e oito usadas
Os portugueses continuam a preferir comprar casa em vez de arrendar. Esta é uma tendência que se mantém, apesar do mercado de arrendamento ter ganho maior expressão nos últimos tempos. A diferença, agora, é que estão a ser transacionadas menos casas novas: em 10 imóveis vendidos, só dois estão por estrear, menos um que antes da chegada da Troika, em 2011.

Casas portuguesas estão 5,9% mais caras que há um ano
Comprar casa em Portugal é hoje mais caro que há um ano. Segundo dados do Eurostat, no segundo trimestre do ano passado, o preço das habitações subiu 5,9% face ao período homólogo. Quando comparado com os primeiros três meses deste ano, os imóveis encareceram 1,6%.

Preço das casas em Portugal sobe 4% num ano
Comprar casa em Portugal é hoje mais caro que há um ano. Dados do Eurostat revelam que o preço das habitações no país subiu 4% no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo. Quando comparado com os três meses anteriores – outubro, novembro e dezembro de 2013 –, os preços aumentaram 1,3%.

Habitação: preços sobem há seis meses
Comprar casa é mais caro hoje do que há seis meses, já que o preço das habitações subiu pelo segundo trimestre seguido. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre janeiro e março deste ano, “o Índice de Preços da Habitação (IPHab) registou um aumento de 4%” face ao período homólogo. Trata-se de uma taxa superior em 3,4% face à variação homóloga registada no último de 2013.

Preço das casas começa a estabilizar em 2014
O preço das casas em Portugal deverá começar a estabilizar ainda em 2014, na sequência de alguma melhoria económica (por enquanto modesta), antecipa a agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P). “Estimamos que os preços podem aumentar 0,5% em 2014 e 1% no ano seguinte, depois de terem caído 3% em 2013”, concluiu a S&P, no último relatório sobre o mercado imobiliário em vários países europeus.

Preço das casas desce 0,6% num ano
No quarto trimestre do ano passado, o preço das casas em Portugal subiu 1,4% face aos três meses anteriores (período entre julho e setembro), mas desceu 0,6% quando comparado com os últimos três meses de 2012. A diminuição homóloga é inferior à registada na média dos países da Zona Euro (-1,4%), mas superior à da União Europeia (UE) – preços desceram 0,1%.

Preço das casas no Algarve subiu 2,9% num ano
O preço das casas no Algarve aumentou 2,9% num ano. Segundo dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICI), em março, assistiu-se a uma valorização de 2,9% no preço da habitação face ao período homólogo. Em termos mensais, a evolução dos preços também foi positiva, com um acréscimo de 0,7% face a fevereiro.

Casas estão mais baratas
O mês de fevereiro confirmou a descida do preço das casas que se tinha registado no primeiro mês do ano. Dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICI) concluem que o preço da habitação em Portugal Continental desceu 0,1% em fevereiro face ao mês anterior. Apesar da descida, esta foi mais lenta que a verificada em janeiro, já que na altura a queda dos preço – face a dezembro de 2013 – foi de 0.3%.

Preço das casas desceu em janeiro
As casas desceram de preço em janeiro, interrompendo uma tendência de subidas que se mantinha há três meses.
Fitch prevê que preço das casas se mantenha estável
A agência de notação Fitch estima que o preço da habitação vai manter-se estável em Portugal nos próximos dois anos. Segundo a empresa norte-americana, a estabilização será sustentada em dois fatores: “Em primeiro lugar, o preço das casas já é dos mais baixos na Europa (…).

Radiografia do dia: Evolução do preço da habitação na Zona Euro e na UE
Este gráfico indica a evolução do preço das casas nos países da Zona Euro e da União Europeia (UE) nos últimos anos: desde 2005.

Preços de venda de casas mantém-se instáveis
Os preços de venda de casas continuam instáveis em Portugal, uma tendência que se verifica deste o verão.

EUA: preços das casas em máximos de 2006
Em setembro, os preços das casas nos EUA registaram a maior subida dos últimos anos – desde fevereiro de 2006 –, um dado que reforça a ideia de que o setor está a recuperar no país.

Preço de venda de casas em Portugal cai 3,9% num ano
Os preços de venda de casas voltaram a descer no País em setembro, registando uma diminuição mensal de 0,8% e homóloga de 3,9%, segundo o Índice Confidencial Imobiliário (ICI), que tem por base o portal Lardocelar.com – agrega a carteira de mais de 1.400 empresas de mediação imobiliária, numa oferta

Radiografia do dia: Evolução do preço das casas em Espanha e na China desde 1997
O gráfico em cima mostra a evolução do preço da habitação em Espanha e na China desde 1997. Como é possível constatar, em Espanha os preços subiram muito ate ao rebentar da bolha imobiliária, em 2007, e caíram em queda nos últimos anos.

Bancos "resistem muito" a baixar valores das casas, diz CBRE
O número de imóveis na posse da banca cresceu muito nos últimos tempos, embora atualmente tudo indique que esteja a diminuir. Segundo Francisco Horta e Costa, CEO da CBRE Portugal, há um desfasamento entre as avaliações de quem vende e de quem compra.

preço das casas baixa mais em portugal que na ue e zona euro
o preço da habitação em portugal diminuiu 4,6% no segundo trimestre, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

radiografia do dia: evolução do preço da habitação na ue e na zona euro
o gráfico em cima mostra a evolução do preço das casas nos países da união europeia (ue) e da zona euro nos últimos anos. segundo dados do eurostat, o preço da habitação em portugal diminuiu 4,6% no segundo trimestre, face ao mesmo período do ano passado.

preço das casas desceu 0,8% em agosto
o preço das casas em portugal desceu 0,8% em agosto quando comparado com o mês anterior.

há casas na quinta da marinha que baixaram 500 mil euros, diz remax
em entrevista ao jornal de negócios, beatriz rubio, ceo da remax em portugal, afirma que ainda não há retoma do preço da habitação e que agora sim é a altura certa para comprar casa porque os preços estão mais baixos.

Preço das casas em Espanha caiu 30% desde 2007
O preço médio da habitação em espanha caiu 30% desde final de 2007, segundo estimativas do governo.