
40 novas unidades hoteleiras em licenciamento (em 23 concelhos) em seis meses
Nos primeiros seis meses do ano entraram em processo de licenciamento 40 novos projetos de hotéis em Portugal Continental. Segundo a Confidencial Imobiliário (CI), com os projetos registados no primeiro semestre, a carteira de hotéis em pipeline contabilizados desde 2015 eleva-se para 204 unidades.

Procura e venda de casas arrefece no arranque do verão
O setor imobiliário está a atravessar um bom momento, mas parece que a chegada do verão provocou um “arrefecimento” no mercado residencial. De acordo com o inquérito Portuguese Housing Market Survey (PHMS), o crescimento da venda e procura de casas desacelerou em junho, em parte devido à falta de oferta.

Comprar casa também está mais caro nas periferias das grandes cidades
Os preços das casas subiram, no primeiro trimestre, em todos os concelhos do continente, com Odivelas, Leiria ou Oeiras a juntarem-se aos que mais valorizaram. É o segundo trimestre consecutivo de valorização geral, mas há uma conclusão a retirar: há mais pessoas a comprar casa nas periferias das grandes cidades, e também aí os preços estão a aumentar.

Preço das casas em Portugal dispara para máximos de 26 anos
O preço de venda das casas em Portugal Continental subiu 14,2% em março deste ano face ao mesmo mês de 2017, sendo preciso recuar 26 anos – até ao primeiro trimestre de 1992 – para encontrar um registo de evolução de preços superior ao agora verificado: na altura, a valorização homóloga foi de 16,1%.

Investimento imobiliário dispara 48% no centro histórico do Porto
No ano passado foram transacionados no Centro Histórico do Porto (CHP) 389 imóveis, num volume de investimento que rondou os 119 milhões de euros. Trata-se de um aumento de 48% face aos cerca de 80 milhões de euros investidos em 2016.

Processos de licenciamento de casas no concelho da capital sobem 60%
O mercado imobiliário está ao rubro na capital. Só em 2017 entraram em processo de licenciamento no concelho de Lisboa 3.333 fogos, mais 60% que no ano anterior (2.084 fogos).
Lisboa: vendidas 5.800 casas na Área de Reabilitação Urbana por 1,56 mil milhões
A compra de ativos habitacionais por particulares na ARU (Área de Reabilitação Urbana) de Lisboa totalizou 1,56 mil milhões de euros em 2017. Trata-se de um aumento homólogo de 22%, o equivalente a 283 milhões de euros.

Comprar casa no Algarve é 12,8% mais caro que antes da chegada da Troika
Os preços das casas no Algarve caíram cerca de 24% entre 2011 e 2014, mas depois dispararam. E muito. Entre meados de 2014, quando atingiram o seu ponto mais baixo, e o quarto trimestre de 2017, os preços dos imóveis subiram cerca de 49% em termos acumulados. E mais: no último trimestre do ano passado, os preços estavam já 12,8% acima dos níveis pré-crise, registados em 2011.

Comprar casa no centro histórico de Lisboa já chega a custar em média 4.472 euros por m2
Comprar casa no centro histórico lisboeta é cada vez mais caro. Os preços continuam a subir, ainda que a um ritmo mais lento. No segundo semestre do ano passado, os preços aumentaram cerca de 6%, atingindo um novo máximo de 4.472 euros por metro quadrado (m2). Quer isto dizer que comprar uma casa de 100 m2 pode custar perto de 450.000 euros.

Há 25 anos que os preços das casas não subiam tanto: aumentaram 12,8% em 2017
Muita procura, pouca oferta. Um cenário que continua a alimentar a subida do preço das casas, que não para de aumentar. No último ano, os preços aumentaram 12,8%, o maior aumento desde 1992, segundo dados da Confidencial Imobiliário (Ci). Há dois fatores a comandar a subida: a reabilitação urbana e o investimento estrangeiro.

Número de fogos em processo de licenciamento cresce 35% em 2017
No último ano – dados até novembro de 2017 – entraram em processo de licenciamento em Portugal Continental cerca de 27.200 fogos. Trata-se de um crescimento de 35% face ao ano anterior, segundo os dados da Confidencial Imobiliário (Ci).

Preços das casas com valores mais próximos dos níveis pré-crise
Os preços das casas em Portugal já recuperaram para níveis próximos dos verificados em 2007, ao contrário de Espanha, Irlanda e Grécia, os países mais afetados pela crise financeira de 2008. A conclusão é de um estudo da Confidencial Imobiliário, que mostra que o mercado imobiliário português liderou a recuperação pós-crise face a estes países.

Preços das casas sobem 6% por ano em Portugal nos próximos cinco anos
Comprar casa está cada vez mais caro? Sim, e a tendência deve manter-se nos próximos tempos. Esta é a previsão dos mediadores e promotores imobiliários, que antecipam uma subida média anual de 6% nos preços das casas em Portugal continental nos próximos cinco anos.

Número de fogos em licenciamento no Grande Porto cresce 90% face ao ano passado
Entre janeiro e setembro, entraram em licenciamento municipal no Grande Porto 887 projetos residenciais, contabilizando-se um total de 3.445 novos fogos. Trata-se de um aumento homólogo de 46% em termos de projetos e de cerca de 90% em termos de números de fogos.

Preços das casas disparam e já se aproximam dos níveis pré-crise
A procura é muita e a oferta, por outro lado, bastante limitada. A atividade de crédito, essa, continua em altas. Este é o retrato do mercado residencial português, um cenário que está a permitir que preços das casas regressem ao níveis pré-crise, de acordo com inquérito mensal Portuguese Housing Market Survey (PHMS), produzido em parceria pela Confidencial Imobiliário (Ci) e pelo RICS.

Casas de Lisboa atraíram compradores de 84 países
Lisboa continua fazer furor entre os investidores estrangeiros. No último ano e meio compraram mais de 1.300 habitações nas 11 freguesias monitorizadas pela Confidencial Imobiliário (Ci) no SIR-Reabilitação Urbana. Este número representa cerca de 18% do total das 7.300 transações de habitação realizadas nesta área entre janeiro de 2016 e junho de 2017.

Investimento imobiliário no centro histórico de Lisboa subiu 17% no primeiro semestre
Entre janeiro e junho deste ano foram transacionados 898 imóveis no centro histórico de Lisboa, num volume de investimento de cerca de 345 milhões de euros. As transações em causa incluem a venda de prédios e de frações, reabilitados ou por reabilitar, nos segmentos residencial, retalho e serviços.

Foram licenciados 129 hotéis no último ano e meio em Portugal
Entre o primeiro trimestre de 2016 e o segundo trimestre de 2017 entraram em processo de licenciamento 129 novos hotéis em Portugal (Continental). Segundo a Confidencial Imobiliário (Ci), as tipologias de três ou menos estrelas dominam a nova oferta em "pipeline", correspondendo a 56% dos pedidos de licenciamento. As categorias de quatro ou mais estrelas, por sua vez, correspondem aos restantes 44% dos hotéis em "pipeline".

Casas vendidas estão a ser declaradas 8% abaixo do valor das imobiliárias
A diferença média entre os valores de venda de casas divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e a base de dados do Confidencial Imobiliário (Ci) é significativa e, em algum casos, bastante divergente. Nas freguesias de Lisboa, por exemplo, a disparidade pode atingir uma média de 8% e há casos em que as diferenças podem chegar aos 550 euros por metro quadrado (m2).

Construção nova a crescer: mais de 80% dos projetos em licenciamento são para habitação
No último ano e meio e até ao segundo trimestre de 2017, entraram em processo de licenciamento 17,4 mil projetos de habitação em Portugal (Continental), dos quais 82% (14,2 mil projetos) diziam respeito a construção nova. Os restantes 3,2 mil projetos (18% no total nacional) são relativos a obras de reabilitação.

Projetos de habitação em licenciamento aumentaram 42,7% num ano
No espaço de um ano – entre o segundo trimestre de 2016 e o segundo trimestre de 2017 –, o volume de obras de habitação que entrou em licenciamento em Portugal Continental cresceu 42,7%. O crescimento homólogo das obras em carteira foi sobretudo dinâmico no segmento de reabilitação.

Ingleses continuam a comprar casas de férias no Algarve, apesar do Brexit...
Os ingleses continuaram a apostar forte no mercado imobiliário residencial turístico algarvio em 2016, apesar do Brexit, sendo a nacionalidade mais representativa entre os investidores estrangeiros – foram responsáveis por 31% das transações concretizadas por não residentes, contra 19% de franceses.
Preços no Alojamento Local sobem 4,6% em Lisboa e estabilizam no Porto
O valor médio anual das diárias no Alojamento Local subiu 4,6% no Centro Histórico de Lisboa e 0,3% no Centro Histórico do Porto, no primeiro semestre, face aos seis meses anteriores. Estes são os primeiros resultados no novo Índice de Preços no Alojamento Local (IAL.Ci) apurado pela Confidencial Imobiliário, o qual incide sobre os centros históricos de Lisboa e Porto. O novo índice é igualmente apurado para Barcelona, um dos principais destinos turísticos europeus e benchmark neste mercado para as duas cidades portuguesas.
Licenciamento de projetos de imobiliário comercial dispara 37% num ano
Em 2016, encontravam-se em processo de licenciamento cerca de 1.200 projetos de imobiliário não residencial em Portugal Continental, num total de 1,7 milhões de m2. Trata-se de um aumento, em número, de 37% face ao ano anterior, impulsionado pelo aumento de projetos de promoção nova – subiu de 562 para 688 – e de projetos resultantes de obras de reabilitação – subiu de 279 para 468.

Preço das casas vai continuar a subir devido à falta de oferta
A escassez da oferta de habitação continua a ser um dos principais fatores a influenciar o aumento dos preços, num cenário de crescimento da procura. Esta é uma das conclusões a retirar do último Portuguese Housing Market Survey (PHMS), inquérito mensal de confiança realizado pela Confidencial Imobiliário (Ci) e pelo RICS junto de mediadores e promotores imobiliários.