
O alojamento local (AL) foi responsável, em 2016, pela criação de quase 20 mil postos de trabalho na capital - cerca de 5.706 diretos e 13.439 indiretos - e já pesa 18,3% no turismo da Área Metropolitana de Lisboa. Além da influência positiva nos números do desemprego, estima-se que o impacto económico do setor para a região ronde os 1,6 milhões de euros.
Os dados em causa resultam de um estudo encomendado ao ISCTE pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) feito com base em inquéritos ao setor e às dezoito câmaras municipais que integram a Área Metropolitana de Lisboa.
O estudo, citado pela imprensa, indica que o impacto económico do turismo em Lisboa, no ano passado, rondou os 1,6 mil milhões de euros. Um número que resulta do impacto direto de 285,9 milhões de euros do alojamento local e prestações de serviços a ele ligadas, ao qual se somam outros gastos contabilizados pelos especialistas do ISCTE, nomedamente os de alimentação (263,3 milhões), compras e entretenimento (182,5 milhões), transporte (2,3 milhões) e atrações turísticas (50,6 milhões).
Os dados "espelham um crescimento que é de facto exponencial", "um número absolutamente avassalador, que demonstra a dinâmica e a atratividade do setor", refere uma das investigadoras do ISCTE, Hélia Pereira.
O mesmo estudo está a ser aplicado às restantes regiões do país, cujos resultados devem ser revelados até ao final do ano.
Para poder comentar deves entrar na tua conta