Para o presidente da APEMIP, Luís Lima, é expectável que o mercado sinta uma estabilização ou uma ligeira quebra no número de transações imobiliárias.
Comentários: 0
Mediadores imobiliários apontam para estabilização do mercado em 2020
Photo by Ferdinand Stöhr on Unsplash

No terceiro trimestre do ano venderam-se 45.830 casas – mais que nos dois trimestres anteriores, mas menos 0,2% que no período homólogo (45.935 transações). Os números, diz o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, vão ao encontro dos sinais que o "mercado tem dado aos agentes do setor", e apontam para uma estabilização em 2020.

“Em termos homólogos temos sentido um ligeiro abrandamento no número de transações efetuadas, que se justifica essencialmente pela diminuição do stock existente”, refere o líder dos mediadores, acrescentado que, no entanto, e no que diz respeito a valores de transações, “verificamos um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior, que demonstra que os valores de venda têm vindo a crescer”.

Apesar de ser “difícil prever o comportamento do mercado para o ano que se aproxima”, Luís Lima adianta que é “expectável que o mercado sinta uma estabilização ou uma ligeira quebra no número de transações imobiliárias”.

“É difícil prever o seu comportamento, uma vez que é extremamente complexo monitorizar um mercado onde há fortes desequilíbrios entre a oferta e a procura. Neste caso, a oferta existente não é suficiente para dar resposta as necessidades da procura, que tem vindo a crescer, não só no mercado de compra e venda como no mercado de arrendamento”, conclui o representante da APEMIP.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade