Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Preço das casas

Turismo e estrangeiros continuam a “alimentar” a sobrevalorização das casas

Dinâmica do turismo, elevada procura de estrangeiros e baixas taxas de juro. Está completo o trio que continua a alimentar a subida dos preços das casas em Portugal. Quem o diz é o Banco de Portugal (BdP), no Relatório de Estabilidade Financeira, que olha para a sobrevalorização das casas como uma potencial ameaça à estabilidade do país.

Notícia sobre:

Preço das casas continua a aumentar em Portugal: Moody’s prevê subida de 4% em 2020

O preço das casas em Portugal tem vindo a subir nos últimos anos, uma tendência que se deve manter em 2020. Esta é, pelo menos, a convicção da agência de notação financeira Moody’s, que prevê uma subida de 4% no próximo ano. Já a concessão de crédito à habitação deve abrandar. 

Notícia sobre:

Preço das casas em Portugal está a crescer (muito) mais que os salários

Em cinco anos, entre 2013 e 2018, o preço das casas em Portugal cresceu a um ritmo médio acumulado 32% superior ao rendimento de uma família média composta por dois adultos e dois filhos a cargo. Só a Irlanda bate Portugal no “ranking” dos países europeus com a maior diferença entre a evolução do custo das casas e o rendimento das famílias.

Notícia sobre:

Os bairros de Lisboa que estão a captar o interesse dos investidores são...

Lisboa está na moda e as zonas mais procuradas pelos investidores imobiliários continuam a ser as freguesias de Santo António, Arroios, Avenidas Novas, Santa Maria Maior e Estrela. Mas há “novos” bairros na mira de quem está a apostar no setor na capital. Em causa estão Areeiro, Alvalade, Penha de França, Ajuda e Campolide.

Notícia sobre:

Estrela/Campo de Ourique lidera subida dos preços das casas em Lisboa – valorizou 22,8% num ano

A pressão dos preços das casas na zona histórica de Lisboa está a desviar-se do eixo Baixa-Chiado/Avendia da Liberdade que continua, apesar disso, a ser o mais caro. Há, no entanto, maior aproximação entre as diferentes zonas. A Estrela/Campo de Ourique é a que mais se destaca: o valor médio do m2 situa-se nos 6.623 euros, mais 22,8% que há um ano.

Notícia sobre:

Três em cada 10 dez imóveis à venda demoram mais de um ano a ser comprados

Os preços das casas em Portugal dispararam nos últimos tempos, apesar de estarem agora a desacelarar. Um cenário que está a contribuir para aumentar o tempo de espera na venda de apartamentos e moradias: cerca de 30% dos imóveis demoram mais de um ano a ser vendidos.

Notícia sobre:

Preço das casas vai abrandar em Portugal, mas a ritmo lento devido a taxas de juro e turismo, diz CE

O preço das casas em Portugal registou um abrandamento no início deste ano. Ainda assim, e segundo a Comissão Europeia, a moderação deverá permanecer “lenta”.

Notícia sobre:

A solução para o “problema habitacional” do país? Ajustar os preços das casas e apostar na obra nova

Os anos passaram e comprar casa em Portugal ficou cada vez mais caro. E agora, o que tem de ser feito para aumentar a oferta a preços que a classe média possa pagar? Ajustar os valores praticados e apostar na obra nova, diz Luís Lima, presidente da APEMIP.

Notícia sobre:

Lisboa fora das cidades do mundo com maior risco de bolha imobiliária

Os preços das casas dispararam em Portugal nos últimos anos – os recentes dados do INE e do idealista confirmam-no –, nomeadamente em Lisboa. A capital não consta, no entanto, no ranking das 24 cidades mundiais com maior risco de passar por uma bolha imobiliária.

Notícia sobre: