Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Preço das casas

Preço das casas pelo mundo

Preços das casas em alta pelo mundo: quais as cidades onde mais sobem?

Notícia sobre:

Preço das casas na Austrália sobe 22% - o maior aumento em 30 anos

Os preços das casas australianas subiram 22,1% em 2021, o maior aumento desde o final da década de 1980, devido às baixas taxas de juro e à forte procura. "Nos últimos meses de 2021, os valores da habitação registaram o ritmo de crescimento anual mais rápido desde o final dos anos 80, numa altura em que os salários e os rendimentos das famílias estavam em alta", revela um estudo da consultoria CoreLogic.

Notícia sobre:
Comprar ou arrendar casa em Portugal

Comprar ou arrendar casa? 77% dos portugueses são proprietários

Escolher onde e como viver não é tarefa fácil. Comprar casa pode ser um processo demorado e quando envolve crédito habitação é preciso reunir muita documentação e ter poupanças para financiar, pelo menos, parte da casa. Trata-se mesmo de um compromisso a lonzo prazo. Já arrendar casa pode ser bem mais simples em termos contratuais e traz mais liberdade à mobilidade. E qual destes cenários preferem os portugueses? Os dados mais recentes do Eurostat não deixam margem para dúvidas: a esmagadora maioria - cerca de 77,3% - disse ser proprietário de uma habitação em 2020, enquanto 22,7% afirmaram estar a arrendar uma casa. E olhando para a última década, 2020 foi mesmo o ano em que houve mais proprietários em território nacional, embora tenha sido, também, profundamente marcado pelo choque da pandemia.

Notícia sobre:
Preço das casas

Preço das casas em Portugal subiu 8,3% em 2021

Notícia sobre:
Preço das casas a subir

A tempestade perfeita que fez disparar os preços das casas na pandemia

Notícia sobre:

Compra de casas em alta em Guimarães – novo edifício está 90% vendido

A falta de oferta de habitação é um problema histórico em Guimarães. Mas a procura por apartamentos parece estar animada, já que as mais de 70 casas do empreendimento residencial Salgueiral Residences estão quase todas vendidas – 90% do total. Este é um edifício construído junto ao centro da cidade minhota que requereu um investimento na ordem dos 13 milhões de euros.

Notícia sobre:

Onde é que as casas são mais caras no mundo

A inflação também está a sentir-se nos preços das casas, que estão a crescer em todo o mundo - em alguns países, mais que outros. A Turquia, por exemplo, que há muito luta contra essa situação, continua no topo em termos de crescimento de preços imobiliários, de acordo com o Global House Price Index, da Knight Frank, relativo ao terceiro trimestre, que avalia 56 territórios. Portugal aparece a meio da tabela, na 29ª posição.

Notícia sobre:

Comprar casa está mais caro: preços subiram 9,9%

Comprar casa está cada vez mais caro em Portugal. E, agora, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que os preços das casas voltaram a aumentar no terceiro trimestre de 2021 – em concreto 9,9%. Mas nem por isso as famílias deixam de comprar casa: entre julho e setembro de 2021 foram transacionadas 56.464 habitações, o que representa um aumento de 25,1% face ao mesmo período de 2020. Estes números representam o movimento de 9,4 mil milhões de euros neste período (+38,7%).

Notícia sobre:
Viver em Portugal e na Europa

Como se vive em Portugal e na UE? A análise do Eurostat à habitação

Notícia sobre: