Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

APEMIP

A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) é uma entidade sem fins lucrativos constituída em 2004 que defende e representa os interesses das empresas associadas.

Mediadores contra englobamento obrigatório dos rendimentos prediais no IRS dos senhorios

A possibilidade de englobar os rendimentos prediais para efeitos de IRS, algo que atualmente é facultativo, deverá passar a ser obrigatório. O que significa um agravamento da fatura fiscal dos proprietários, avisa o presidente da APEMIP, Luís Lima.

Notícia sobre:

Luís Lima reeleito presidente da APEMIP: “É hora da mediação imobiliária ser autorregulada”

O presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, foi reeleito para um novo mandato com 98% dos votos. O representante dos mediadores diz que é chegada a “hora da mediação imobiliária ser autorregulada”.

Notícia sobre:

Quem são e quanto gastam em imóveis os não residentes que andam às compras em Portugal?

Venderam-se 19.912 imóveis a não residentes em Portugal em 2018, mais 14,5% que no ano anterior. Em termos globais, as vendas a estrangeiros representam 8,2% do total de aquisições efetuadas no ano passado (242.091 imóves). Em causa estão dados da APEMIP.

Notícia sobre:

A solução para o “problema habitacional” do país? Ajustar os preços das casas e apostar na obra nova

Os anos passaram e comprar casa em Portugal ficou cada vez mais caro. E agora, o que tem de ser feito para aumentar a oferta a preços que a classe média possa pagar? Ajustar os valores praticados e apostar na obra nova, diz Luís Lima, presidente da APEMIP.

Notícia sobre:

Mediadores justificam arrefecimento no mercado imobiliário com falta de stock

O arrefecimento do mercado não surpreende o representante das mediadoras, Luís Lima, que “já esperava” este reajuste por saber da “dificuldade que seria monitorizar um mercado com muita procura e pouca oferta”.

Notícia sobre:

Luís Lima reeleito presidente da CIMLOP para o triénio 2020-2022

Luís Lima foi reeleito, por unanimidade e aclamação, para continuar a dirigir a Confederação da Construção e do Imobiliário dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) para o triénio 2020-2022.

Notícia sobre:

Madeira aproveita SIP para anunciar salão imobiliário em maio de 2020

O Salão Imobiliário do Porto (SIP 2019), que decorreu até este domingo na Exponor e teve o idealista como news media partner, foi aproveitado pela Invest Madeira para divulgar a realização, no Funchal, de um evento de características semelhantes em maio de 2020. 

Notícia sobre:

“Lançamento do Programa de Arrendamento Acessível é de louvar”, dizem mediadores

O Governo publicou em DR os limites aos valores que podem ser cobrados no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível, que entra a vigor a 1 de julho. Para Luís Lima, presidente da APEMIP, o “lançamento deste programa é de louvar”.

Notícia sobre:

Falta de oferta fez disparar preços das casas, defendem mediadores

Os preços das casas “subiram demasiado em Portugal” por causa da falta de oferta imobiliária. Esta é a posição defendida pelo presidente da APEMIP, Luís Lima, que identifica a falta de mão de obra como o principal problema do setor. 

Notícia sobre:

Preços das casas vão começar a subir também nas periferias

Depois do centro das cidades, as periferias. É nas zonas limítrofes que está agora o maior potencial de valorização das casas, que tem vindo a crescer ininterruptamente. Segundo os especialistas, nos bairros e zonais centrais das duas principais cidades do país os preços já subiram “o que tinham para subir”, atingindo “valores inacessíveis para muitas famílias”. 

Notícia sobre: