A associação hoteleira francesa apresentou um processo no Tribunal de Justiça da União Europeia contra uma plataforma de arrendamento de curta duração.
Comentários: 0
Alojamento Local vence em tribunal contra setor hoteleiro francês
Photo by Alexander Kagan on Unsplash

A associação hoteleira francesa (AHTOP) apresentou um processo no Tribunal de Justiça da União Europeia contra a plataforma de arrendamento de curta duração Airbnb, para obrigá-la a obter uma licença de agente imobiliário. O desfecho foi este: a justiça decidiu a favor da plataforma de Alojamento Local (AL).

O processo interposto pela associação francesa que representa o setor hoteleiro sustentava que a plataforma não se não se limitava a pôr em contacto proprietários e turistas, exercendo uma atividade de agente imobiliário sem ter carteira profissional, segundo escreve o Jornal de Negócios, que avança a notícia. Mas o tribunal veio dizer que a plataforma não é obrigada a deter uma carteira profissional de agente imobiliário em França, pelo que não está a violar a lei aplicável às atividades dos profissionais do imobiliário.

A justiça entende que o serviço prestado pela plataforma "consiste, no essencial, no fornecimento de um instrumento de apresentação e de busca de alojamentos para locação, facilitando a celebração de futuros contratos”, mas que "não é de modo algum indispensável para a prestação de serviços de alojamento, dispondo os locatários e os locadores de vários outros canais para o efeito, alguns dos quais há muito existentes".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta