Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Casas para turistas

Notícias sobre "casas para turistas". Desde casas de famosos para arrendar nas férias a legislação sobre arrendamento de moradias ou apartamentos turísticos, aqui pode encontrar tudo isto e mais.

Alojamento Local perde o brilho em tempos de pandemia

O Alojamento Local (AL) foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Perdeu o brilho ao longo do ano, empurrado por uma crise económica global que arrastou o turismo para as “ruas da amargura”, mas os proprietários confiam na retoma em 2021 e descartam mudar para os arrendamentos de longa duração – pelo menos para já. O Orçamento do Estado (2021) também trouxe novidades em termos de fiscalidade e vai alterar o regime de tributação de mais-valias de imóveis dentro deste negócio.

Notícia sobre:

AL em Lisboa: quase metade dos alojamentos registados no Airbnb sem licença válida

Cerca de 50% dos alojamentos em Lisboa registados na plataforma de arrendamentos digital Airbnb não têm licença válida de Alojamento Local (AL), sendo que 30% dos imóveis nem sequer possuem autorização para trabalhar, de acordo com um estudo divulgado esta segunda-feira (14 de novembro de 2020). Os dados do estudo foram recolhidos em outubro de 2019, ou seja, num período pré-pandemia da Covid-19.

Notícia sobre:

Proposta do OE2021 sobre mais-valias no AL “resolve um problema, mas cria outro igual”, diz ALEP

A fórmula apresentada na proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) para corrigir o problema da mais-valias - que tem vindo a impedir a saída de muitos proprietários do Alojamento Local (AL) - pode complicar “ainda mais” o problema que existe no setor, já que contempla o pagamento de um novo imposto, “uma espécie de imposto patrimonial retroativo para quem retirar um imóvel do AL”. O alerta é dado pela Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), que considera que a proposta, não sendo alterada no debate na especialidade, irá também prejudicar os programas de migração do AL para o arrendamento “tradicional”.

Notícia sobre:
Photo by Jesse Gardner on Unsplash

Alojamento Local: guia para destacar e rentabilizar casas de férias em plena pandemia

Notícia sobre:

Tributação do Alojamento Local sobe de 35% para 50% em "todas as zonas de contenção"

O agravamento fiscal sobre os rendimentos do Alojamento Local (AL), a partir deste ano, já era conhecido no âmbito da proposta do Orçamento do Estado para (2020). Agora, o Governo veio esclarecer que a penalização a nível da tributação desta atividade, de 35% para 50%, aplica-se em "todas as zonas de contenção", quer sejam absolutas ou relativas, nas palavras do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Notícia sobre:

AL atingiu a maturidade e contenção foi palavra de ordem – OE2020 aperta o cerco ao negócio

Notícia sobre: