Notícias sobre "casas para turistas". Desde casas de famosos para arrendar nas férias a legislação sobre arrendamento de moradias ou apartamentos turísticos, aqui pode encontrar tudo isto e mais.

Hospitalidade e luxo: “Setor está vivo, mas exige mais profissionalismo”

A LovelyStay, empresa portuguesa especializada na gestão de Alojamento Local (AL) e empreendimentos turísticos – está integrada no Ando Living Group, um grupo nacional e europeu com forte presença na hospitalidade e investimento imobiliário –, celebrou recentemente uma década de operação, tendo sido fundada em 2015. Em entrevista ao idealista/news, Miguel Marinho Soares faz uma viagem ao passado e presente da empresa, e do mercado. Sobre o futuro, o Head of Portugal da LovelyStay destaca: “O setor está vivo e com procura, mas exige cada vez mais profissionalismo”.

Casagrand Lisboa traz 13 apartamentos turísticos de luxo a Alfama

Chama-se Casagrand Lisboa e é um projeto de luxo pensado para famílias e grupos que valorizam conforto, exclusividade e uma verdadeira imersão na cultura local, estando localizado no coração de Alfama, um dos bairros mais autênticos e históricos da capital. Sai do papel após um investimento de cerca de 22,5 milhões de euros do Grupo Aspasios, com presença em Barcelona, Madrid e Porto, e da portuguesa Pujolinvest, que passam também a deter, assim, uma unidade turística em Lisboa.
Alojamento Local em Madrid

AL em Madrid: apartamentos fechados por afetar bem-estar de residentes

Um tribunal de Madrid emitiu uma decisão inédita que obriga ao encerramento de dez apartamentos turísticos num prédio localizado no bairro de La Latina, para proteger o bem-estar de uma família residente. A decisão baseia-se na violação de direitos fundamentais, como a intimidade pessoal e familiar, dando razão a um casal e aos seus dois filhos, que haviam denunciado os graves prejuízos causados por estes alojamentos destinados ao arrendamento turístico.

Hospitalidade: portuguesa Ando Living expande presença em Lisboa

A Ando Living, marca portuguesa de hospitalidade lifestyle que alia apartamentos turísticos com serviços a um conjunto de comodidades, está a expandir a presença em Lisboa, tendo anunciado o seu mais recente projeto, a Abrantes 50 House, em Santos. Trata-se de um empreendimento pronto “a abrir portas” e que receberá “os primeiros hóspedes este verão, oferecendo 32 apartamentos de um a três quartos”, refere a empresa em comunicado.

Alojamento Local em alta: GuestReady adquire empresa nos Açores

A GuestReady, que foi fundada em 2016 e gere arrendamentos de curto e médio prazo em sete países e dezenas de cidades, como Paris, Londres, Lisboa, Madrid ou Dubai, anunciou esta quarta-feira (4 de junho de 2025) que adquiriu o portefólio e as operações da Azores Casa, que tem uma ação sólida e reconhecida no segmento do Alojamento Local (AL) nas ilhas onde já opera há mais de 10 anos.
Madrid

Casas para turistas: Espanha impõe novas regras a partir de julho

A partir de 1 de julho de 2025, entra em vigor em Espanha uma nova medida que obriga os proprietários de imóveis destinados ao arrendamento de curta duração — como alojamento turístico ou sazonal — a registarem os seus imóveis num sistema único, sempre que os mesmos sejam publicitados em plataformas
Arrendar casas a turistas

Arrendar casas a turistas fora do AL: como funciona a regra especial?

Os proprietários que querem colocar uma casa para arrendar podem fazê-lo por diferentes períodos, sendo o prazo mínimo de um ano. Mas também há um regime especial que permite arrendar casas por menos de 12 meses, nomeadamente para fins turísticos. Esta é mesmo uma forma de os senhorios arrendarem as casas a turistas fora do regime legal do Alojamento Local (AL). Mas também há regras e tudo deverá ficar claro no contrato de arrendamento. Explicamos como funciona este regime especial de arrendamento para turistas neste artigo preparado pelo idealista/news com fundamento legal.
turistas

TC rejeita referendo sobre Alojamento Local em Lisboa

O Tribunal Constitucional rejeitou a proposta para um referendo local sobre o alojamento local em Lisboa por “não dar por verificada a legalidade” desta iniciativa popular devido à ausência de “um controlo efetivo das assinaturas” necessárias neste âmbito.

Alojamento Local: Governo baralha e volta a dar em 2024

À semelhança do que aconteceu em 2023 – e em anos anteriores –, em 2024, a discussão em torno do negócio do arrendamento de casas de curta duração, o chamado Alojamento Local (AL), centrou atenções e fez correr muita tinta no setor imobiliário nacional. O anterior Governo, com o programa Mais Habitação, apertou o cerco ao AL, alegando que a atividade contribuiu para a subida dos preços das casas. Mas o Executivo da AD, liderado por Luís Montenegro, voltou, no entanto, a mexer na lei e a alterar as regras do jogo. E “passou a bola” para as autarquias, que voltam a ter poderes reforçados nesta matéria.
AL no Porto

Porto com novo regulamento de Alojamento Local aprovado

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com o voto contra da CDU, a entrada em vigor do Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local, que se deverá concretizar este mês. A revogação da suspensão aprovada há cerca de um ano, na sequência da entrada em vigor do programa do anterior governo socialista, Mais Habitação, foi aprovada na sessão que decorreu esta segunda-feira (9 de dezembro de 2024) à noite.

Casas de férias: “O mercado imobiliário português tem grande potencial”

Portugal continua a ser um destino muito procurado por turistas, nomeadamente as cidades de Lisboa e Porto e a região do Algarve, e quem chega ao país procura cada vez mais uma experiência de estadia excecional. Tendo por base esta premissa, a espanhola Líbere Hospitality Group está a apostar forte em Portugal. Um país onde o “mercado imobiliário tem um grande potencial”, revela ao idealista/news Anton de la Rica, co-CEO da empresa, que se dedica à gestão de ativos imobiliários para a prestação de serviços de alojamento residencial e de férias de curta e média duração, bem como ao desenvolvimento de tecnologia para digitalizar toda a cadeia de valor do mercado.
Alojamento Local no Funchal

AL no Funchal: Câmara aprova direito de regulamentação

A Câmara do Funchal (PSD/CDS-PP) aprovou, por unanimidade, um requisito legal que lhe garante o direito de regulamentação sobre o Alojamento Local (AL) no município, indicou a presidente da autarquia, explicando que para já não haverá qualquer alteração no setor. “Exercendo o direito de regulamentação temos sempre a possibilidade e o poder de, em sede de Assembleia Municipal, fazer as regras que achamos melhores para a cidade”, disse Cristina Pedra.
AL em Portugal

Casas para turistas: há menos apartamentos registados como AL

Há menos apartamentos a funcionar como Alojamento Local (AL) em Portugal, o que pode estar a acontecer na sequência da entrada em vigor – em novembro – no Decreto-Lei n.º 76/2024, que estipula novas regras para o AL. Os dados do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) indicam que a 8 de novembro havia 73.371 apartamentos registados como AL, menos 2,1% face aos valores do final do ano passado.
Alojamento Local no Porto

Municípios apertam o cerco ao Alojamento Local

Estará o Alojamento Local (AL) descontrolado em Portugal? O arrendamento temporário de casas a turistas há muito que está no olho do furacão no país, sendo este um tema que tem gerado muita polémica nos últimos anos, havendo quem considere que este modelo de negócio está a contribuir para o aumento dos preços das casas. O Governo da AD “chutou a bola” para os municípios, a quem cabe agora decidir sobre a suspensão, ou não, de novos registos. Lisboa e Porto já confirmaram que o vão fazer e sabe-se agora que também Sintra, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo vão apertar o cerco ao AL.